Ilhéus
Mantida fiscalização sanitária na Central de Abastecimento do Malhado
Central mais limpa

Crédito: Secom/Rodrigo Macedo

A Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (SEDIC) informa que o serviço de fiscalização sanitária será mantido na Central de Abastecimento do Malhado, em Ilhéus, local onde funciona a maior feira livre da cidade, com a participação de centenas de feirantes e comerciantes. O secretário Paulo Sérgio Santos explica que a ação fiscalizadora é feita uma vez por semana, com a finalidade de conscientizar aos vendedores com relação à manipulação dos alimentos e melhorar a qualidade do serviço prestado aos consumidores.

Conforme o secretário, a recente ação de fiscais, gerou incompreensão em relação à necessidade do serviço. “Há algum tempo realizamos o trabalho de conscientização, sempre alertando aos feirantes, inclusive com diversas notificações, de que os alimentos não podem ser comercializados no chão”, alerta.

A coordenadora da Divisão de Vigilância da Secretaria de Saúde, Geovana Carolino, reforça a necessidade desse serviço, que obedece a algumas etapas. “Primeiro, nossa ação tem de ser forma educativa, conscientizando esses feirantes de como manipular os alimentos de forma correta. Os fiscais irão às barracas para conscientizar e orientar. Caso necessário, estipulam um prazo para que se adequem às normas que a Vigilância Sanitária preconiza, entretanto, caso isso não ocorra, é possível que haja a remoção dos alimentos”, salienta.

Higiene e saúde - A coordenadora explica que “os alimentos devem ser expostos na feira de maneira qualificada, independente de qual seja o produto, peixe ou alimentos crus. Nos deparamos com muitos produtos indevidamente expostos e isso implica em diversas situações como a questão da higiene e da saúde, por causa do risco de contaminação. Temos aí a leptospirose, contaminação através da urina de ratos que é o que mais fica explicito no solo. E a feira é um ambiente aberto, recebe um volume de chuva; alimentos ficam expostos no chão, sem lonas, sem elevação do piso”, adverte Geovana Carolino.

O vice-presidente da Associação dos Feirantes de Ilhéus, José Carlos, comenta que esse problema de mercadorias no chão tem sido discutido na Central. Para ele, existem erros da Prefeitura e dos feirantes. “É preciso a participação dos feirantes e as melhorias por parte do município. A associação tem o poder de ajudar administrar a feira de ajudar. O problema é quando chamo os feirantes para uma reunião com prefeito, a maioria diz que não tem tempo e, infelizmente, sozinho não posso fazer nada; para fazer alguma coisa tem de se fazer junto”, conclama.


Central mais limpa

Crédito: Secom/Rodrigo Macedo

 
Mais Notícias
   15/10/2018 - Caminhada da saúde marca ações do Outubro Rosa
   15/10/2018 - Entrega do Posto de Saúde marca o avanço no setor
   15/10/2018 - Festival Food Truck foi sucesso no feriado prolongado
   15/10/2018 - Populares fazem marcha pela paz e contra a intolerância religiosa
   14/10/2018 - Cidade realizou festa pública do Dia das Crianças
   12/10/2018 - Morre jornalista Edmundo Lemos
   12/10/2018 - Recapeamento chega à Dois de Julho
   12/10/2018 - Instalada a Comissão Permanente de Controle Interno
   12/10/2018 - Posto de Saúde do Nelson Costa será reinaugurado na próxima terça
   12/10/2018 - Segunda não tem aula na rede municipal
   12/10/2018 - Comitê Estratégico apresenta planejamento do Desenvolvimento Sustentável
   9/10/2018 - Comitê Estratégico debate Desenvolvimento social e Serviços urbanos
   9/10/2018 - SDS celebra Dia das Crianças com programação especial
   9/10/2018 - Biblioteca Pública sedia exposição de bordados
   3/10/2018 - Torneio da Primavera de Futsal reúne alunos do EJA
   3/10/2018 - Merenda escolar será reforçada com alimentos orgânicos
   3/10/2018 - Município deve enviar à Câmara Plano e Estatuto de Cargos e Salários
   3/10/2018 - Exposição ´Ilhéus Em Flor´ é prorrogada até sexta
   28/9/2018 - SDS realizará atividade em alusão ao Dia Internacional dos Idosos
   28/9/2018 - Feira de saúde é realizada no Hospital Costa do Cacau



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout