Faculdade recepciona calouros com Jornada Inaugural de Arquitetura e Urbanismo

Aula Inaugural do ensino médio
Divulgação

A exibição do filme “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado, nesta sexta-feira (3), marca o encerramento da 1ª Jornada Inaugural de Arquitetura e Urbanismo realizada pela Faculdade Madre Thaís (FMT), na Praça Pedro Gomes, no distrito de Serra Grande. O evento, coordenado pela professora Carolina Érika Santos, foi aberto quarta-feira (1), no auditório Cid Gesteira, na sede da instituição de ensino superior, na Avenida Itabuna, 1491.

O tema principal “Patrimônio Ambiental e Cultural” é discutido por três vias: a instalação do Porto Sul na região norte de Ilhéus e seus reflexos na mobilidade urbana na cidade de Ilhéus; o centro histórico de Ilhéus e suas prioridades preservacionistas e localidades urbanas com menos de 20.000 habitantes em vias de transição.

Hoje (2), segundo dia, os debates focam o “Centro Histórico de Ilhéus” com o mini-curso sobre elaboração de projetos, ministrado pelo professor Marcelo Krause (FMT). A Mesa-redonda, no auditório, com os professores André Luiz Rosa Ribeiro (UESC) e Carol Érika (FMT). Fechando a explanação Felipe Musse, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) seguido de Debate.

De acordo com a professora Carolina Érika, também coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FMT, “trata-se de uma atividade de recepção aos novos ingressos ao curso e de integração entre os discentes, profissionais da casa e comunidade interessada no debate sobre a gestão do ambiente urbano e natural. A atividade visa democratizar o conhecimento sobre arquitetura, urbanismo e direito à cidade, como também, estimular o pensamento crítico a respeito da cidade e seus problemas, além de divulgar o curso junto às competências dos temas escolhidos.”

“A 1ª Jornada inaugural está sendo realizada nos três primeiros dias do semestre letivo para recepcionar os calouros e motivar o envolvimento dos veteranos com as atividades do curso, como também, estimular o crescimento pessoal, o reforço das comunidades das quais fazemos parte e a construção de uma presença ativa frente às políticas afirmativas do nosso campo de trabalho.” No evento, professores, lideranças, técnicos e agentes públicos apresentam fatos, esclarecem dúvidas, se instruem sobre mecanismos e fomentando uma arena de debates sobre as questões apresentadas. “Trata-se de um encontro entre atores significativos no campo operacional da gestão pública ilheense, expondo pontos de vista diferenciados e estratégias de mobilização e ação,” avalia a professora Carolina.

Agendado

As atividades letivas referentes ao segundo semestre da Faculdade Madre Thaís tiveram inicio quarta-feira (1), mas quem deseja ingressar nos cursos da graduação oferecidos pela FMT, pode solicitar a prova agendada. Uma oportunidade para o candidato que poderá escolher a data para realizar o Vestibular para os cursos de Administração, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão em Recursos Humanos (Tecnólogo), Logística (Tecnólogo), Serviço Social, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Gastronomia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia de Produção de Cacau e Chocolate, nos turnos matutino e noturno.

Os interessados podem procurar a secretaria da FMT, situada na Av. Itabuna, 1491, Ilhéus (Gabriela Center).