Ilhéus
Atualizados limites distritais para o Censo 2020 do IBGE
Lagoa Encantada

Crédito: José Nazal

A identificação dos locais para instalação definitiva dos marcos territoriais do município de Ilhéus foi resultado do trabalho realizado pelas equipes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia (SEI) e Prefeitura de Ilhéus. Na última semana, o vice-prefeito José Nazal Soub, esteve reunido, em Salvador, para tratar sobre os detalhes da minuta final que define os limites internos dos distritos, que será encaminhado para apreciação na Câmara Municipal de Ilhéus, com o objetivo de ter o município perfeitamente adequado para o Censo 2020 do IBGE.

Considerada berço de todo o Sul da Bahia, Ilhéus possui um dos mais vastos territórios da região, com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. De acordo com o IBGE, foi o primeiro município a iniciar a instalação dos marcos territoriais em consonância à Lei 12.057, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia, baseada no trabalho de atualização dos limites municipais no estado, compondo a base cartográfica do órgão. Além dos vértices, foram identificados os pontos nas estradas que ligam Ilhéus aos oito municípios vizinhos.

A cidade avançou – Para Nazal, a definição dos marcos territoriais do município e a atualização dos limites internos “facilitam a vida do cidadão que começa a tomar conhecimento de onde inicia e termina o seu município. O levantamento visou, ainda, coibir a invasão territorial, prática generalizada na Bahia”, comentou. Segundo ele, a cidade tem crescido no sentido Norte-Sul, ultrapassando o distrito Sede, e já ocupando a parte leste dos distritos de Coutos e Olivença.

Sambaituba distrito – A lei estadual nº 4.050, de 14 de maio de 1982, criou o Distrito de Sambaituba, separando do distrito de Aritaguá, na zona norte de Ilhéus. Como a lei nunca foi efetivada e antecedeu à Lei Complementar 02/1990, nessa proposta de atualização será, finalmente, criado e instituído o novo distrito. Também em atendimento à legislação, haverá modificação na sede do Distrito de Rio do Braço, que por não ter população residente, número de domicílios e serviços públicos na antiga Vila, passando ser a nova sede o povoado de Banco do Pedro, que passará à categoria Vila.

Ainda em agosto, o projeto de lei será enviado à Câmara Municipal e, depois de aprovado, o município passará a ter 11 distritos Ilhéus (Sede), Aritaguá, Banco Central, Castelo Novo, Coutos, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço, que terá sua toponímia alterada, conforme a lei que regulamenta essa matéria. A Divisão Político Administrativo e Territorial de Ilhéus foi tema debatido na última semana entre os agentes de trânsito. Por isso, a Superintendência de Trânsito (Sutrans) elaborou um programa de instrução para os servidores.

Em sua participação, Nazal falou aos 43 agentes de trânsito do município sobre a formação e a divisão dos limites distritais e dos bairros da cidade. Na oportunidade, ele ressaltou ainda que, a atualização de seus limites internos, passará a ser feita em sua maioria pelos limites naturais como por exemplo rios, cumeadas de morro e divisor de águas, e também os antrópicos, nas estradas existentes.


Lagoa Encantada

Crédito: José Nazal

 
Mais Notícias
   14/8/2018 - Programa De Férias Com o Ex Brasil grava a terceira temporada na cidade
   14/8/2018 - Logística para o Verão 2018-2019 integra vários setores da cidade
   14/8/2018 - PETI recebe medalha de honra pelo trabalho
   14/8/2018 - SDS realiza mutirão itinerante no bairro Nelson Costa
   14/8/2018 - Indicadores da Saúde serão apresentados nesta quinta
   14/8/2018 - Marão discute com a Valec projetos de compensação ambiental pela Fiol
   13/8/2018 - Recuperação da usina viabiliza início do Programa Asfalto Legal
   13/8/2018 - Saúde intensifica vacinação contra polio e sarampo
   13/8/2018 - Programa Despertar esclarece moradores do Banco Central
   13/8/2018 - Assinada ordem de serviço para recuperação da Unidade de Saúde do Nelson Costa
   13/8/2018 - Ilhéus comemora sua Padroeira nesta quarta
   10/8/2018 - Rede de atenção básica da saúde terá participação da Liga do Trauma da Uesc
   10/8/2018 - Vilas Boas participa de Encontro de Integração Ensino e Serviço da Saúde
   10/8/2018 - Vilas Boas participa de Encontro de Integração Ensino e Serviço da Saúde
   10/8/2018 - Defensoras Públicas Federais esclarecem dúvidas sobre direitos previdenciários
   9/8/2018 - Viabilizada capacitação para mototaxistas
   9/8/2018 - Escritores grapiúnas lançam livros durante Semana de Cultura Jorge Amado
   9/8/2018 - Alinhado repasse para o Fundo da Infância e Adolescência
   9/8/2018 - Audiência pública discutiu o Plano Municipal de Educação
   9/8/2018 - Reivindicações do setor de transporte escolar são atendidas



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout