Economia
Marão destaca importância econômica do Festival do Chocolate
Chocolate como alternativa

Crédito: Secom/Clodoaldo Ribeiro

A dimensão da força do projeto de verticalização da cultura do cacau, conquistada ao longo dos últimos anos e consolidada através do Festival Internacional do Chocolate e Cacau foi destacada pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, ao prestigiar os estandes que integram a 10ª edição do evento. O festival faz parte das comemorações – com muito chocolate – do aniversário de 484 anos de fundação da cidade e já se tornou uma importante marca de Ilhéus e da Bahia.

O circuito reúne renomados especialistas para apresentar os avanços tecnológicos da cadeia produtiva desse importante segmento da economia do estado, promovendo também os setores da gastronomia e turismo. Acompanhado por outras autoridades, o prefeito de Ilhéus destacou o fortalecimento de toda a cadeia produtiva, que, na sua visão, permite que o Sul da Bahia possa ser uma fonte geradora eficaz de emprego e renda. “Vale ressaltar que o evento se tornou um dos mais importantes do gênero no Brasil. Os investimentos acontecem através da geração de novos negócios idealizando a cidade como um dos maiores cases de produção de chocolate do país”, destaca.

Evolução do setor – O secretário de Turismo do Estado da Bahia, José Alves, observa que no passado existia apenas uma marca de chocolate de origem da região e hoje são mais de 70. “Isso significa uma evolução no cenário econômico do setor. A Estrada do Chocolate está em pleno vapor. O trecho entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca já possuem 14 fazendas que recebem visitantes do Brasil e do mundo, ampliando e diversificando sua economia”.

Presente ao evento, o secretário de Agricultura do Pará, José Raimundo Leão, avalia que a região do cacau começa a viver um novo momento da sua história. “Todas as intervenções, por mais simples, com o produtor, ou as mais complexas, através da política estadual, hoje, percebemos que a região já respira novos ares e o complexo Ilhéus, formado por várias regiões, transpira aqui como resultado de tudo isso”, comenta.  

Representações – Também prestigiaram o evento, os secretários estaduais de Desenvolvimento Rural, Jeadro Ribeiro; de Planejamento, Antônio Henrique de Souza; de Agricultura, Andréia Mendonça; a senadora Lídice da Mata (PSB); o deputado federal Nelson Pelegrino (PT); a deputada estadual Ângela Sousa; representantes da Bahiatursa, vereadores e secretários municipais.

Da Prefeitura de Ilhéus, foram ainda registradas as presenças do vice-prefeito José Nazal e dos secretários Paulo Sérgio Santos (Indústria e Comércio), Eliane Oliveira (Educação), Sérgio Souza (Relações Institucionais); Hermano Fahning (Serviços Urbanos); Hélio Ricardo (Turismo); Alcides Kruschewsky (Comunicação); Pawlo Cidade (Cultura); Valmir Freitas (Agricultura); Joélia Sampaio (Meio Ambiente) e Angelito Dias (Ações Regionais).

Ao longo dos anos, o Festival é considerado o maior evento de chocolate do Brasil, com expectativa de atrair milhares de visitantes que poderão se deliciar com as 70 marcas de chocolates de origem produzidos no sul da Bahia e em outros estados da federação, além de reunir 120 expositores que apresentam seus produtos no Centro de Convenções, até o próximo domingo.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau é uma realização da MVU, com co-realização do Ilhéus Convention Bureau e Atil, com apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura de Ilhéus, dentre outras organizações e empresas nacionais.


Chocolate como alternativa

Crédito: Secom/Clodoaldo Ribeiro

 
Mais Notícias
   14/8/2018 - Sul da Bahia é contemplada com Plano de Desenvolvimento Regional
   13/8/2018 - Governo baiano a um passo de licitar Porto Sul e Fiol
   26/7/2018 - Dia do Produtor comemora novas perspectivas para o cacau sulbaiano
   23/7/2018 - Chocolat Bahia atrai 65 mil visitantes e movimenta 15 milhões em negócios
   23/7/2018 - Fábrica desmente rumores de fechamento em Ilhéus
   20/7/2018 - Agricultura familiar é destaque no Festival Internacional do Chocolate e Cacau
   19/7/2018 - Festival consolida Ilhéus na rota dos melhores chocolates do mundo
   19/7/2018 - Festival do Chocolate e Cacau amplia oportunidades de negócios
   17/7/2018 - Rota do chocolate fortalece turismo e negócios
   17/7/2018 - Safra baiana cresce e produção de grãos bate recorde em 2018
   16/7/2018 - Sul da Bahia se consolida como Capital dos Chocolates Finos
   15/7/2018 - Biofábrica de Cacau produz clones de cacaueiros com alta produtividade
   14/7/2018 - Investimentos em qualidade e sustentabilidade impulsionam produção de cacau
   9/7/2018 - Sebrae promove o workshop Líder Coach em Itabuna
   8/7/2018 - Consultoria vai estimular empreendedorismo
   4/7/2018 - Empresários têm até segunda-feira, 9, para aderir ao Refis
   21/6/2018 - Especialista aponta desafios e oportunidades para o segmento de panificação
   20/6/2018 - Sebrae tem horário de funcionamento alterado devido a Copa e São João
   16/6/2018 - Sebrae promove Workshops de Inovação em moda, beleza, panificação e massas
   15/6/2018 - Encontro em Ilhéus promoveu interação e estratégias de inovação



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout