Festival consolida Ilhéus na rota dos melhores chocolates do mundo

Evento também estimula a culinária
Secom/Rodrigo Macedo

Antes mesmo do sol se pôr, ontem, 18 de julho, o Centro de Convenções de Ilhéus abriu as portas para mostrar toda a força do Festival Internacional do Chocolate e Cacau. O evento reúne produtores, clientes consumidores e estudantes que transformaram o espaço num ambiente de diálogos sobre a história, os dramas e as conquistas em torno do produto. “Este cenário consolida Ilhéus definitivamente na rota dos melhores chocolates do mundo”, resume o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que garante o apoio do município à iniciativa. Em sua décima edição, o festival conta com mais de 120 expositores, sendo cerca de 70 marcas de chocolate de origem do Sul da Bahia e Amazônia.

Segundo o empresário Marco Lessa, idealizador do evento, há ainda, expositores de São Paulo, Paraná, Pará, entre outros estados, no sentido de trocar experiências e projetar o futuro dos chocolates. “É preciso considerar aspectos importantes. A região tem uma vocação natural por ser grande, linda, pujante e representar muito bem a história da Bahia e do Brasil para o mundo. Temos um produto incrível que é destino Costa do Cacau - Ilhéus-Bahia-Brasil e o resultado disso tudo é o cacau e o chocolate. O mundo vai consumir cada vez mais chocolate com mais cacau de qualidade e nos tornaremos uma referência nacional”, argumenta.

Economia exponencial – “O tema chocolate nunca esteve tão em alta no mundo inteiro e nossa economia cresce exponencialmente. Por sua vez, a cidade ganha uma mídia espontânea, que ajuda na sua divulgação de forma positiva e empreendedora”, assegura o prefeito Mário Alexandre, que, no ato de abertura, esteve acompanhado de uma comitiva de lideranças representativas. No Centro de Convenções, a secretaria de Turismo e Esportes (Setur) montou um estande contendo folhetos e vídeos sobre a cidade. Em outro estande, a secretaria de Agricultura e Pesca (Seap) mostra a força do homem do campo. Um pouco mais adiante, estão os setores da Economia Criativa da cidade que comercializam sua produção.

O evento abriga o VI Fórum Brasileiro do Cacau, que conta com painéis de palestrantes nacionais e internacionais para discutir as tendências do mundo do chocolate. A Feira do Chocolate acontece durante todo o festival e promove Workshops e cursos de gastronomia com receitas à base do produto. Entre os palestrantes estão Zilma Helena, Olívia Fernandes, Alessandra Marino, Abner Ivan e Lucas Corazza. Cooperativas de agricultura familiar também estão presentes no evento, além de associações e assentamentos que produzem chocolate.

Representações – Prestigiaram a abertura oficial do 10º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, os secretários baianos de Turismo, José Alves; de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro; de Planejamento, Antônio Henrique de Souza; Agricultura, Andréia Mendonça; a senadora Lídice da Mata (PSB); deputado federal Nelson Pelegrino (PT); deputada estadual Ângela Sousa; o secretário de Agricultura do Estado do Pará, José Ramos Leão; representantes da Bahiatursa, vereadores e secretários municipais. O Festival será encerrado no próximo domingo. A realização é da MVU, em conjunto com o Ilhéus Convention Bureau e Atil, apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura de Ilhéus, dentre outras organizações e empresas nacionais.