Reduzidos acidentes de trânsito com vítimas fatais

Trânsito melhor
Secom/Rodrigo Macedo

Ilhéus foi uma das cidades que apresentou significativa redução no índice de acidentes de trânsito com vítimas fatais. De 2016 para 2017, a cidade registrou acidentes com seis vítimas fatais. De 2017 para 2018, o índice foi reduzido a zero. Para o diretor municipal de Transportes e Trânsito, Gilson Nascimento, esse resultado reflete o trabalho de conscientização, de sinalização, além da presença de mais agentes de trânsito nas ruas.


Gilson Nascimento destaca o serviço de sinalização horizontal realizado pela Prefeitura nas duas principais avenidas da cidade, a Soares Lopes e a Lomanto Júnior, no Pontal. Segundo o diretor de Trânsito, os trabalhos serão interrompidos temporariamente para que a secretaria de Infraestrutura dê início às obras de recapeamento asfáltico em importantes ruas e avenidas da cidade.

 

“Com o asfalto novo, a sinalização também ganha uma roupagem diferente; deixa de ser uma sinalização por aspersão (tinta à base de solvente) para uso da tinta termoplástica, nas faixas de pedestres e em outras sinalizações, que tem durabilidade de até três anos”, explica o diretor. Ele reforça a importância do uso da nova tinta em toda a extensão das vias que terão recapeamento asfáltico: “não é só por conta da estética visual, mas, por conta do seu efeito; ela protege o motorista, o ciclista, o motociclista, regula o fluxo de veículos com a finalidade de proteger a parte mais frágil, que é o pedestre e o ciclista”, salienta.

 

Reconhecimento – A redução de acidentes com vítimas fatais em Ilhéus, no último período, teve o reconhecimento do Movimento Internacional de Redução de Acidentes de Trânsito Maio Amarelo. O levantamento foi feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - uma instituição social sem fins lucrativos, reconhecido pelo Ministério da Justiça, dedicado a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país.

 

O diretor de Trânsito informa que o município tem adotado medidas e campanhas de educação para o trânsito, ministrado cursos para os motociclistas, realizado treinamentos com os agentes de trânsito, sempre focando a legislação de trânsito e a importância da direção defensiva.