Pela primeira vez, Ilhéus recebe Circuito Baiano de Jet Ski

Baia do Pontal e provas de jet ski
Secom

A população de Ilhéus tem a oportunidade de acompanhar uma competição inédita na cidade. Nesta sexta-feira (29) e vai até segunda, 2 de julho (feriado estadual) a baía do Pontal recebe as emoções do Circuito Baiano de Jet Ski – Etapa Ilhéus Experience. A organização tem a expectativa de receber pilotos dos Estados de São Paulo, Goiânia, Sergipe, Minas Gerais e do Distrito Federal entre outros que confirmaram presença e prometem agitar o público em cinco categorias diferentes. O evento é de graça e integra as comemorações alusivas aos 484 anos de fundação e 137 anos de elevação de Ilhéus à categoria de cidade.

A organização prevê que 100 praticantes do esporte encarem a competição, entre eles, os pilotos da Bahia estão entre os destaques. Bruno Serravale, de Salvador, promete andar forte para tentar chegar ao título. Cristiano Magarão, também da capital baiana, conta com vários títulos na categoria Freestyle (manobras livres), agora disputa baterias do circuito fechado para avançar na pontuação e, o Luan Silveira Trindade que também é outro destaque no esporte. O piloto está otimista para essa etapa e confia no bom rendimento de seu equipamento.

Categorias – Estão mantidas categorias de motos aquáticas, Free style (estilo livre), cujos pilotos se apresentam individualmente e terão alguns minutos para demonstrar suas habilidades em manobras, quando um corpo de jurados determina notas de zero à dez para cada apresentação. Além desta, ski (corrida) e o runabout (corrida de jet com assento), além da tradicional competição Slalon e Km Arranque, vão compor o quadro de provas numa pista oval de 2,2 quilômetros, considerados a maior arena de competições do mundo em tamanho de pista.

Os pilotos inscritos podem utilizar qualquer tipo de jet ski com qualquer cilindrada. “Os participantes estão trabalhando duro na preparação do equipamento a fim de terem um aumento significativo no torque do motor, ganhando potência e reduzindo o atrito entre superfícies metálicas, economizando combustível e garantindo maior vida útil de seu motor. A maioria das categorias é de velocidade. Algumas são de circuito, outras de arrancada. Terá também show de manobras”, diz o organizador do circuito, Orlando Junior.

Programação – A partir das 14 horas, abertura oficial com entrega dos Kits no Hotel Jardim Atlântico Resort. Já às 17 horas, no mesmo local, workshop e às 19, happy hour. No sábado 30, às 8 horas, passeio na Lagoa Encantada e às 18, Festa Sunset no hotel com a primeira Jet FantasyFest. Já no domingo, 1º de julho, às 8 horas, começam as competições na Praia do Cristo. Às 21, os participantes retornam ao hotel para participarem de uma festa a fantasia. No feriado estadual do dia 2 de julho, encerramento com dia livre com navegação pelo Rio do Engenho.

“A cidade de Ilhéus tem um grande potencial com relação aos esportes aquáticos, e realizar um circuito baiano na cidade vai ser importante para divulgar o esporte e a região”, conta o secretário interino de Turismo de Ilhéus, Hélio Ricardo. O gestor completa ao afirmar que o acontecimento apresenta um perfil turístico com rápido retorno financeiro. “Além disso, os competidores e seus familiares chegam para explorar lindíssimos cenários paradisíacos e usufruem dos equipamentos de hospedagem e da gastronomia local”.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Turismo e Esporte (Setur), da Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran) e da Polícia Militar (PM), além dos patrocinadores oficiais da modalidade na Bahia.