Atleta de Ilhéus vence Baiano de Fisiculturismo

Roberto comemora
Divulgação

O atleta e nutricionista ilheense Roberto Santana de Almeida Lima conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o titulo​ de Campeão​ ​Baiano de F​isiculturismo, na categoria ​Muscular Mens PhysiquesO evento foi realizado no Hotel Fiesta Bahia,​ em Salvador, no último dia 9 de junho. Após o evento, o bi campeão baiano seguiu para os Estados Unidos, onde vai fazer especialização em Nutrição Esportiva, na Universidade da Califórnia.

 

A meta de Robertinho é conquistar o título brasileiro.  Além dos estudos, o atleta agora se prepara para novos campeonatos ainda em 2018, inclusive o ​Campeonato ​Brasileiro e eventos ​de​ nível internacional, como o Olympia, considerado como a copa do mundo do fisiculturismo.

 

O fisiculturismo é um esporte que exige um cotidiano alimentar bem planejado, durante o ano inteiro. Porém, a preparação para cada campeonato segue uma rotina alimentar ainda mais rígida e intensa, com treinamento​s​ 10 a 12 vezes por semana, antes do evento. Nessa última temporada para o Baiano, além do trabalho como​Nutricionista, ​Roberto teve​ que planejar seu dia para cumprir seis refeições diárias e a​ rotina de exercícios de 3h30min por dia. 

 

A categoria ​Muscular Mens ​Physiques exige um bom nível de volume e maturidade muscular, sempre em busca da simetria e harmonia musculares, além do aspecto estético.  “Isso é que a torna diferente de outras categorias do fisiculturismo, aonde todos estão acostumados a observarem corpos altamente volumosos”, afirmou o atleta. 

 

Roberto comenta que seguir esse esporte exige grandes sacrifícios, sejam físicos, financeiros e psicológicos. “Infelizmente, nem todo atleta consegue algum patrocínio em sua carreira. Com todas as dificuldades, dedico mais essa vitória, primeiramente a Deus, que me permite todos os dias seguir conforme a sua vontade, e também à minha família (pais, irmãos e namorada), que sempre me deu total apoio, ao meu coach Felipe Marinho, que me dá o suporte necessário, e aos amigos e empresas que buscam, de alguma forma, me apoiar a cada instante”, declarou.