Inaugurações de reforma de postos e escolas marcam o aniversário de 484 anos

O antes e depois do Posto do Hernani Sá
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Em comemoração ao aniversário dos 484 anos de fundação e 137 anos de elevação à categoria de cidade, a Prefeitura de Ilhéus anunciou para os próximos dias uma série de inaugurações, beneficiando áreas consideradas prioritárias da atual gestão: saúde e educação.

No próximo dia 26, às 9 horas, o prefeito Mário Alexandre entrega o Posto de Saúde do bairro Hernani Sá (zona sul) totalmente reformado. Localizado em uma região bastante populosa, na zona sul de Ilhéus, o posto atende aos moradores do bairro e do entorno, a exemplo do Nossa Senhora da Vitória e Alto da Bela Vista.

Durante anos, a comunidade sofria com carência de serviços e com a falta de manutenção do posto. “Funcionava. Mas de forma limitada e fora das condições ideais”, lembra o líder comunitário, Odailson Aranha.

Mais postos - No mesmo dia (26), às 14 horas, a comunidade que irá receber de volta o Posto de Saúde totalmente reformado é a do Alto do Basílio. No dia 27, às 9 horas, no bairro Teotônio Vilela, será oficializada a reinauguração do Posto Euler Ázaro, considerado estrategicamente um dos mais importantes do município, com foco no atendimento da população da zona oeste de Ilhéus. Todos os postos passaram por recuperação geral, com pintura, recuperação do teto, hidráulica, elétrica e do piso.

Já no dia 28, data do aniversário de Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre e comitiva inauguram às 15 horas o primeiro Pronto Atendimento 24h municipal. O equipamento passa a funcionar no antigo Posto de Saúde Halil Medauar, no bairro da Conquista. A readequação do espaço – que passou por uma grande reforma – vai garantir atendimento de Urgência (parte superior) e Emergência (térreo), com capacidade de acompanhamento de 150 pacientes por dia.

Primeiro PA Municipal - Apesar de este ser o primeiro PA municipal, Ilhéus já mantem em funcionamento convênios com hospitais da cidade para este atendimento de emergência. Além do PA da Conquista os outros estão localizados no bairro do Malhado (Coci), centro (Hospital São José) e zona sul (antiga Climedi), unidades conveniadas para atendimento ao SUS pelo atual governo municipal.

“Estamos avançando. Estou otimista de que após 20 anos de abandono da saúde pública estamos restabelecendo a dignidade do setor”, destaca Mário Alexandre.  Todas estas as obras foram realizadas com recursos próprios da Prefeitura.

Nova sede - Antes mesmo das reinaugurações dos postos e dentro da programação alusiva ao aniversário da cidade, a Prefeitura vai inaugurar, amanhã (21), às 9 horas, a nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), próxima à praça Gadualajara (estádio Mário Pessoa). Às 14 horas, será entregue a escola Sérgio Carneiro, em Olivença, totalmente reformada.

Inaugurações já começaram - No calendário de inaugurações, a Prefeitura de Ilhéus já entregou à população a Escola Municipal Odete Salma totalmente reformada. A escola atende a 380 alunos e abriga as atividades de 23 profissionais de educação, entre professores, orientadores, supervisores, merendeiras e serviços gerais. A unidade escolar também conta com turma do coensino 4, com crianças especiais, na presença de cuidadores e intérpretes.

Com a conclusão da reforma estão sendo beneficiadas 16 turmas nos turnos matutino e vespertino em oito salas de aula e Laboratório de Informática com 11 terminais em funcionamento. A Escola Odete Salma ganhou a recuperação do telhado e forro, pinturas interna e externa, revisão das redes elétrica e hidráulica e piso.

Mais escolas serão reformadas - Para além das inaugurações, a rede municipal de ensino ganhará, ainda este mês, um pacote de reforma geral em 11 unidades da sede e do interior, em ato que acontecerá no dia 28, no Teatro Municipal de Ilhéus. As reformas também serão feitas com recursos próprios do município.