Cultura
Ilhéus abre inscrição para o Concurso Literário Crônicas de Gabriela
A eterna Gabriela faz 60 anos

Crédito: Reprodução

A Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal da Cultura (Secult) abriu nesta sexta-feira (1º), inscrição para o Concurso Literário Crônicas de Gabriela, em comemoração aos 60 anos do lançamento do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado. Um dos objetivos é incentivar a produção literária de crônicas, estimular a leitura da obra de Jorge Amado a partir do romance ‘Gabriela, cravo e canela’ e fomentar a escrita, a leitura, o livro e a literatura. A inscrição é gratuita e deve ser enviada exclusivamente para o email: cultura@ilheus.ba.gov.br contendo arquivos em PDF, até o dia 15 de julho deste ano. O tema central é “Gabriela, cravo e canela, 60 anos do romance”.

 

De acordo com o regulamento, a ficha de inscrição será preenchida e assinada, anexadas cópias do RG, ou outro documento oficial com foto. O ato da inscrição no concurso implica na plena aceitação por parte dos inscritos das normas estabelecidas no edital, bem como a cessão, por tempo indeterminado, sem ônus dos direitos autorais dos trabalhos inscritos, para eventual publicação em quaisquer meios de comunicação, impresso ou eletrônico.

 

Podem participar maiores de 18 anos que devem atentar para a temática do concurso que foi pensada em homenagem aos 60 anos de publicação do romance ‘Gabriela, Cravo e Canela’, do escritor Jorge Amado, que possibilita a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. As crônicas devem ser obrigatoriamente inéditas e escritas em língua portuguesa. Ficam automaticamente desclassificadas as já publicadas de forma impressa ou virtual, no todo ou em qualquer parte, ou divulgadas por qualquer meio de comunicação.

 

O regulamento prevê que é vedada a participação de funcionários da Secretaria da Cultura de Ilhéus, de membros da Academia de Letras de Ilhéus, da livraria Papirus e da comissão julgadora, além de parentes, cônjuges ou companheiros estáveis em primeiro grau e colateral destes. “Entende-se por crônica um texto curto sobre acontecimentos do cotidiano, narrado em primeira ou terceira pessoa do singular. Serão classificados os trabalhos que alcançar uma pontuação média igual ou maior que 25 pontos”.

 

A crônica deve ser digitada, gravada em arquivo com extensão PDF. As páginas deverão ter o formato A-4, layout retrato, com fonte “Times New Roman”, três centímetros. O seu título deve constar na parte superior da página inicial, digitado em negrito, em fonte “Times New Roman”, tamanho 14, alinhamento centralizado. A crônica não pode ter ilustrações e sua extensão dever ter no mínimo uma página e no máximo três páginas. A crônica que estiver de acordo com o edital será divulgada no site www.ilheus.ba.gov.br/portais/cultura.

 

Seleção – As crônicas serão analisadas e selecionadas por comissão julgadora composta por cinco membros de evidente conhecimento no campo literário ou jornalístico, que procederá a seleção de três crônicas e classificarão em ordem decrescente de pontos. Já o resultado do processo de seleção será divulgado no dia 27 de julho deste ano, no Diário Oficial município e no site www.ilheus.ba.gov.br/portais/cultura.  A premiação das três crônicas selecionadas será divulgada e publicada também no site da Secretaria da Cultura e em redes sociais.

 

Premiação – A solenidade de entrega dos prêmios está prevista para o dia 10 de agosto, com horário e local a serem definidos. As três crônicas receberão um kit de livros da obra do escritor Jorge Amado, incluindo o romance “Gabriela, cravo e canela”. O primeiro lugar receberá um smartphone. Todos os participantes receberão certificado de participação fornecido pela secretaria municipal da Cultura.



A eterna Gabriela faz 60 anos

Crédito: Reprodução

 
Mais Notícias
   7/8/2018 - Secretaria da Cultura divulga vencedores do concurso Crônicas de Gabriela
   7/8/2018 - Artista Manu Passos expõe obras em homenagem a Jorge Amado na galeria do TMI
   1/8/2018 - Criado em Ilhéus Sistema Municipal de Cultura
   24/7/2018 - Ilhéus promove Semana de Cultura Jorge Amado
   20/7/2018 - Monumento público é restaurado pela Prefeitura
   19/7/2018 - Grupo Estação da Dança realiza aula aberta em Ilhéus
   17/7/2018 - Secult recebe até sexta propostas para o Projeto Seis e Meia
   13/7/2018 - Aluna do Projeto Arte-Dança é classificada em teste no Ballet Bolshoi
   13/7/2018 - Inscrição no Concurso Literário Crônicas de Gabriela termina no dia 25
   5/6/2018 - Ilhéus lança edital do Projeto Seis e Meia
   5/6/2018 - Espetáculo teatral gaúcho se apresenta dia 15, no centro
   2/6/2018 - Ilhéus convoca bandas credenciadas em edital para festejos juninos
   23/5/2018 - ´Os fuzis da senhora Carrar´ em cartaz na Tenda do TPI
   15/5/2018 - Elisa Lucinda abre Festa Literária de Ilhéus
   8/5/2018 - Encontro de Compositores do Litoral Sul acontece nesta quinta
   6/5/2018 - Divulgados os finalistas do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia
   2/5/2018 - Ilhéus divulga primeira chamada do Edital Cultura Livre
   2/5/2018 - Festa Literária fomenta cultura e estimula a leitura em Ilhéus
   30/4/2018 - Encontro dos Berbert marca Jubileu de 200 anos da chegada ao Brasil
   30/4/2018 - 60 anos de ´Gabriela´ serão comemorados em Ilhéus



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout