Alunos da rede pública participam do ´Dia B do Brincar´

Dia de brincar
Secom/Clodoaldo Ribeiro

“Brincar de Corpo e Alma”. Esse é o tema da 6ª Semana Mundial do Brincar. Em todo o Brasil, diversas atividades foram realizadas para celebrar este encontro pela infância. Em Ilhéus, a ação teve início no último dia 20, quando professores e alunos de escolas municipais, da sede e interior, participaram de uma série de atividades que envolveram crianças, suas famílias e a comunidade. Nesta segunda-feira, dia 28 – considerado o “Dia B do Brincar”, cerca de mil crianças das 16 escolas envolvidas brincaram de diversas formas na Avenida Soares Lopes, centro da cidade.

Promovido pela secretaria municipal de Educação (Seduc), o “Dia B do Brincar” é um movimento interligado para potencializar a importância do brincar através de atividades que envolvem circuitos, cirandas, cantigas, faz de conta, brincadeiras de corda e elástico. Na segunda-feira, apesar dos contratempos com a repercussão da greve dos caminhoneiros, a Avenida Soares Lopes serviu de palco para a realização de inúmeras brincadeiras populares.

A secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, disse que o dia foi escolhido para trazer as crianças para fora da escola e proporcionar a elas um dia especial. “O intuito dessa semana é inspirar e oferecer experiências por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes inspiradores e por vivências significativas”, declarou.

Atividades – Eliane informou ainda que, durante a semana, as escolas do município contaram com uma intensa programação de atividades. Crianças de três a dezessete anos, puderam desfrutar do Dia B com contação de antigas histórias infantis, como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Oficina de Teatro, Oficina de Dança, jogos, pintura facial, pula-pula, a modalidade slack-line e capoeira.

Em todo o Brasil, ocorrem diversas atrações para celebrar este encontro pela infância. Como acontecem todos os anos, as atividades são gratuitas e organizadas voluntariamente por organizações e pessoas interessadas em promover a campanha. A proposta serve para todos e qualquer um que puder participar promovendo ações ou prestigiando eventos em sua cidade.

A Semana Mundial do Brincar acontece desde 2009 com apoio dos núcleos da Aliança pela Infância, parcerias públicas e privadas em espaços diversos. Este ano, além da parceria com a Aliança pela Infância, a realização também conta com o apoio do Fundo Social, Pastoral da Criança, Secretaria Nacional do Meio Ambiente, Entidades Conveniadas, entre outros parceiros.