Empossado novo Conselho de Turismo

Novos integrantes do conselho
Secom/Rodrigo Macedo

Os integrantes, recém-nomeados, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Ilhéus tomaram posse na tarde desta sexta-feira, dia 18, durante reunião realizada no auditório do Centro Administrativo do Município, no bairro da Conquista. O colegiado é integrados por representantes do Poder Público, da iniciativa privada e do terceiro setor, que foram nomeados pelo prefeito Mário Alexandre por meio do Decreto 036/2018.

Na abertura da reunião, o secretário interino de Turismo, Hélio Ricardo de Jesus, se colocou à disposição de todos os integrantes para o encaminhamento das questões referentes ao setor e apresentou a equipe de trabalho da Setur. Esta semana, tomaram posse o novo diretor de Fomento e Promoção Turística, Gerson Marques, e o gerente de Fomento e Produção, Ricardo Hafner.

Durante o encontro, os membros empossados do Comtur decidiram eleger uma comissão provisória para conduzir o processo de análise e votação do regimento interno e da eleição da diretoria executiva. Foram escolhidos os conselheiros Jacks Rodrigues, pelo Poder Público, Gilberto Tavares, pela iniciativa privada, e Marcos Antonio Lessa dos Santos, pelo terceiro setor. A próxima reunião do Conselho será realizada no próximo dia 28, às 14 horas, no mesmo local.

 

Finalidades – O Comtur tem como objetivo principal formular e implementar a Política Municipal de Turismo, visando criar condições para o aperfeiçoamento e desenvolvimento, em bases sustentáveis, da atividade turística no município, de forma a garantir o bem estar de seus habitantes e turistas e o resguardo do patrimônio natural e cultural da região.

 

Os representantes titulares do poder público são Jacks Rodrigues (Secretaria de Turismo e Esporte); José Nazal Pacheco (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável); João Paulo Couto Santos (Secretaria de Cultura); Reinilson Soares (Gabinete do Prefeito); e Valério de Magalhães (Secretaria de Comunicação).

 

A iniciativa privada é representada por Rafael do Espírito Santo (Associação de Turismo de Ilhéus-Atil); Marco Lessa (Costa do Cacau Convention Bureau); Gilberto Tavares (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Litoral Sul da Bahia); Winston Costa Meireles (Cooperativa de Turismo e Promoção Social); e Suellen Maria Dourado (Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia).

 

Como membros do terceiro setor, tomaram posse Maria do Socorro Mendonça (Instituto Nossa Ilhéus); Marcos Antonio Lessa dos Santos (Federação das Associações de Moradores de Ilhéus); Priscila Santos Almeida (Associação Cultural Aliança de Ouro); José Humberto Néri (Lagoa Encantada Cidadania e Turismo Sustentável); e Gilsonei Rodrigues Santos (Grupo de Preservação da Cultura Negra).