Semana do MEI atrai mais de 350 pessoas em Itabuna e Ilhéus

Rose Guimarães
Mauricio Maron

A possibilidade de inovar e implementar novas ferramentas de gestão do negócio levou a microempreendedora individual Rose Guimarães a participar da Semana do MEI em Itabuna. No evento, ela obteve orientações nas oficinas e capacitações do Sebrae que integraram a programação gratuita.  A Semana atraiu, até esta quinta-feira, 18, mais de 350 pessoas, somente em Itabuna e Ilhéus, segundo o gerente adjunto do Sebrae na região, Michel Lima.

“O objetivo da Semana do MEI foi levar conteúdo qualificado para que o profissional possa se desenvolver. Por isso, tivemos uma ótima aceitação das pessoas, interessadas melhorar a gestão do negócio”, declarou Michel. Ele explicou que as capacitações encerram nesta sexta-feira, 18, no Sul da Bahia, com o workshop de inovação, das 13h às 17h, SEI Clicar, das 18h às 22h ,em Itabuna, e as oficinas SEI Crescer, das 13h às 17h em Ilhéus.

Na Clínica Tecnológica “Como utilizar as mídias sociais no seu negócio”, nesta quinta-feira, 17, em Itabuna, o consultor e instrutor do Sebrae, Anderson Vessechior, falou aos empreendedores sobre a utilização adequada e planejada das mídias sociais para alavancar o negócio. Ele apresentou um panorama do ambiente digital no Brasil e no Mundo, e citou dicas de como utilizar e gerir profissionalmente a divulgação de produtos e serviços.

Para Rose, que gerencia há mais de 25 anos um ateliê de costura, a sua participação na oficina foi decisiva, num momento em que ela pretende dar um novo direcionamento ao seu negócio, agregando conhecimentos inovadores. Atualmente, a empreendedora investe na divulgação do seu trabalho no ambiente virtual. “Na oficina, eu pude refletir sobre como promover os meus produtos e ter maior produtividade com as ferramentas digitais”.

Ao longo da semana, o MEI teve acesso a orientações técnicas do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, com as novidades de acesso online, a partir do dia 24 desse mês. Com o Banco do Povo, os profissionais foram orientados sobre a aquisição de crédito.

Declaração

Sobre a Declaração Anual Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), Michel lembra que o prazo encerra no dia 31 desse mês. Até agora, apenas 40% dos MEI no Sul da Bahia estão em dia com a declaração. “Aquele que não fizer a declaração, corre o risco de ter o CNPJ cancelado e ser multado em R$ 50”, explicou o gerente adjunto.

A declaração é gratuita e obrigatória, e deve conter o faturamento bruto registrado pela empresa em 2017, além de informar se houve contratação de funcionário. Ao declarar as informações, o MEI mantém resguardados os benefícios garantidos pela formalização, como a emissão de notas fiscais, isenção de tributos, aposentadoria, auxílio-doença e salário maternidade.

O MEI pode fazer a declaração no Portal do Empreendedor: (www.portaldoempreendedor.govr.br) ou no atendimento presencial, no Sebrae em Ilhéus (na Avenida Osvaldo Cruz, 74, Edifício Premier Business Center, loja 5, Térreo, Cidade Nova) e Itabuna (na Rua Paulino Vieira, 175, Centro) ou na Sala do Empreendedor nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajú do Colônia, Uruçuca, Canavieiras, Arataca, Barro Preto e Itajuípe.

O MEI também pode agendar o atendimento pelos telefones (73) 3634-4068 (Sebrae Ilhéus) ou (73) 3613-9734 (Sebrae Itabuna), das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.