Morte de Schaeppi deixa cidade de luto

Schaeppi morreu em Salvador
Divulgação

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, decretou luto oficial de três dias em virtude do falecimento do empresário Hans Tosta Schaeeppi, 90 anos, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, dia 17, em Salvador. No Decreto nº 045, o prefeito considera os relevantes serviços prestados ao Município de Ilhéus e a importância de suas atividades empresariais e profissionais desenvolvidas na cidade.

Hans Schaeeppi era engenheiro, jornalista, escritor e empresário, considerado um dos maiores empreendedores no município na contemporaneidade, tendo sido responsável pela construção dos Edifícios Santa Clara e Kauffman, além de um pioneiro investidor para o desenvolvimento do turismo local. Ele era proprietário do Ilhéus Praia Hotel e do Pontal Praia Hotel, equipamentos que, durante muito tempo, foram o principal suporte da capacidade hoteleira de Ilhéus.

O empresário também instalou a primeira fábrica de chocolate no Distrito Industrial de Ilhéus, um dos atrativos turísticos locais. Como jornalista de turismo, desenvolveu atividades de divulgação da cidade como destino turístico e foi membro fundador da Associação do Turismo de Ilhéus (ATIL). Como escritor, membro da Academia de Letras de Ilhéus ALI, contribuiu para a preservação da memória da cidade.

O sepultamento do empresário será realizado nessa quinta-feira, dia 17, às 11 horas, no Cemitério Campo Santo (sala 02), em Salvador. Antes, haverá celebração de missa no mesmo local.