Fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual acontece na sexta

Evento debate situação da violência infanto-juvenil
Reprodução

Nesta sexta–feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontecerá o I Fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Ilhéus, no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, auditório Nacib, das 8 às 16 horas.  As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

Para se inscrever acesse  https://www.sympla.com.br/i-forum-de-combate-a-exploracao-sexual-da-crianca-e-do-adolescente__283221. São esperadas cerca de 500 pessoas. Podem participar servidores das áreas de Saúde, Desenvolvimento Social, estudantes, representantes locais e de associações de bairro. Todos os inscritos têm direito a certificado.

“É um momento de debate e discussão, em que os órgãos competentes se reúnem com a sociedade para fortalecer o trabalho no enfrentamento do Combate do Abuso e Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes e articular ações permanentes a serem desenvolvidas”, ressalta Rubenilton Silva, novo secretário municipal de Desenvolvimento Social.

Programação – O Fórum terá início às 8 horas com o credenciamento, seguido de café da manhã. Às 8h45min, haverá apresentação cultural; 9 horas, formação da mesa de abertura, e às 9h30min, palestra com a Juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ilhéus, Dra. Sandra Magali Brito.

No período da tarde, a programação iniciará às 13h30min com Check- in dos participantes; às 14 horas, mesas redondas sobre os temas: Transtornos decorrentes da violência sexual, com o psicólogo Gustavo Pestana; Afetividade no seio familiar, com a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Dra. Maria Amélia Góes; Superação pós–trauma, com o pastor Allan Michel, e Educação e violência sexual, com a mestra Amanda Suelen Bastos. Às 15horas, será feita a Avaliação das fichas. A data de entrega dos certificados será informada no local.

“Disque 100 e denuncie casos de abuso e exploração sexual”. As denúncias são anônimas. O Fórum é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. E tem apoio dos programas sociais da proteção básica, média e alta complexidade do Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Ilhéus, além do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores e Faculdade de Ilhéus.