Ilhéus
Dia Nacional da Adoção terá espaço no Projeto Ciranda na Praça
Espaço de lazer e de cidadania

Crédito: Secom/Rodrigo Macedo

O Projeto Ciranda na Praça, iniciativa da sociedade civil organizada para ocupação de espaços destinados ao lazer com arte, cultura e gastronomia, ganhará na sua próxima edição, no próximo dia 19, a partir das 5 da tarde, mais um ingrediente de cidadania. Uma iniciativa da Vara da Infância, através da juíza Sandra Magali Mendonça, com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e da Associação dos Magistrados da Bahia e a participação efetiva do Grupo de Apoio Adoção – ADOTARTE, vai aproveitar o encontro para festejar o Dia Nacional da Adoção, que transcorre no dia 25. Na oportunidade, um estande destinado à iniciativa será ocupado por famílias que já passaram ou estão passando pela experiência da adoção, que compartilharão brincadeiras, distribuirão brindes e promoverão a venda de camisas do ADOTARTE.

“A ideia surgiu a partir dos primeiros encontros para a criação do grupo”, revela a psicóloga da Vara da Infância da Comarca de Ilhéus, Sônia Mendonça. “Recebemos o apoio da organização do Projeto Ciranda na Praça e estamos felizes em vivenciarmos esta primeira experiência em praça pública”, completa. O ADOTARTE surgiu este ano com a missão de mobilizar e informar a sociedade para a necessidade da adoção de crianças e adolescentes, com vistas à garantia da convivência familiar e comunitária; estimular o estudo, a compreensão e o aperfeiçoamento do processo de adoção, em seus aspectos legais, sociais e psicológicos; e orientar os interessados na concretização da adoção, inclusive junto aos órgãos públicos. É uma associação civil, cultural e de assistência social, sem fins lucrativos.

Nos últimos meses o grupo tem crescido e se reunido para troca de experiências, apoio técnico e formalização jurídica da instituição. As reuniões têm acontecido na sede da Faculdade Madre Thaís, instituição de ensino superior que apoia a iniciativa. O projeto também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Ilhéus. O grupo cresce a todo encontro promovido. Neles são narradas experiências emocionantes e debatido o futuro da entidade.

Realidade local - A Comarca de Ilhéus tem inscritos no Cadastro Nacional de Adoção CNA) quatro pretendentes a adoção com o perfil de criança com faixa etária entre zero e dois anos. Dez adolescentes e 8 crianças estão aptos para adoção. Destes, 5 tem problemas de saúde e 4 grupos de irmãos. De acordo com a Vara da Infância, quando são esgotadas as buscas no cadastro nacional, estes menores são encaminhados para adoção internacional.

Praça Movimentada - O projeto Ciranda na Praça, que abraça causas como a da adoção também nasceu com o intuito de promover o reconhecimento da identidade individual e coletiva, através de ações de formação artístico-cultural, valorizando e fomentando a economia solidária com produção colaborativa. Para além disso, o Ciranda trabalha na viabilidade da criação de um circuito permanente de cultura e reconstrução do conceito de comunidade, que é algo que vem se perdendo com o advento das tecnologias, segundo os organizadores. “Bom, a ideia deu tão certo que pretendemos realizar o coletivo no terceiro sábado de cada mês”, explica Thaís Soub, uma das idealizadoras do projeto.

O evento se dá através do trabalho colaborativo dos próprios organizadores e de captação de pequenos patrocínios, revertidos totalmente na infraestrutura do evento e, posteriormente, para a criação de um fundo para as melhorias da praça. A mais nova edição acontece no próximo sábado (19), na praça Antônio Viana Dias da Silva, próxima ao Hospital de Ilhéus e do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, no bairro Cidade Nova.


Espaço de lazer e de cidadania

Crédito: Secom/Rodrigo Macedo

 
Mais Notícias
   25/9/2018 - Programa Primeira Infância fortalece vínculos de crianças assistidas pela SDS
   25/9/2018 - Seduc realiza Seminário de Educação no Campo
   25/9/2018 - Rua Tiradentes sofre mudanças temporárias no trânsito
   25/9/2018 - Temporada do Projeto Seis e Meia é reaberta no Teatro Municipal
   20/9/2018 - Projeto que regulamenta mototáxi chega ao Legislativo
   20/9/2018 - Alunos do Projeto Jovem Social participam de atividades recreativas
   19/9/2018 - Projeto de integração do transporte urbano apresentado na Semana do Trânsito
   19/9/2018 - Saúde inicia curso de aperfeiçoamento em Educação Popular
   19/9/2018 - Projeto ´Ilhéus sem violência é bem melhor´ é apresentado à imprensa
   18/9/2018 - Trinta casais celebram matrimônio durante Casamento Comunitário
   18/9/2018 - Humanização e mobilidade, destaques na Semana Nacional do Trânsito
   18/9/2018 - São José inaugura nova ala hospitalar com capacidade para 38 leitos
   18/9/2018 - Audiência pública discutirá obra da Fiol em Ilhéus
   18/9/2018 - Cursos profissionalizantes qualificam moradores de Sambaituba
   18/9/2018 - Shows e debates sobre políticas públicas apresentados a comunidades da periferia
   17/9/2018 - Renovação do projeto da ZPE é o primeiro passo para viabilizar exploração
   17/9/2018 - Exposição ´Ilhéus em Flor´ marca a chegada da primavera
   15/9/2018 - Shows e debates sobre políticas públicas para periferia acontecem no TMI
   15/9/2018 - Inaugurado, PA da Conquista passa a funcionar na segunda
   14/9/2018 - Parceria entre a Prefeitura e Banco do Povo fortalece pequenos negócio



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout