Escola de Piaçaveira deve ser concluída neste primeiro semestre

Obras em andamento
Secom

Abandonada durante 26 anos, a Escola de Piaçaveira, na localidade rural do Japu, em Ilhéus, foi considerada símbolo do desrespeito com a Educação no município. A escola ganhou repercussão nacional em matéria exibida pelo Fantástico, da Rede Globo, no início de 2017. Finalmente, a velha estrutura de madeira, desgastada pelo tempo, insalubre e cheia de infiltrações, ganha um projeto moderno, com características de uma escola de verdade. As obras seguem em ritmo acelerado e a estrutura da laje e reboco das paredes concluídos. De acordo com secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), a previsão de entrega é ainda no primeiro semestre deste ano.

Segundo o secretário de Infraestrutura de Ilhéus, engenheiro Hermano Fahning, o projeto arquitetônico compreende a construção de sala, cozinha americana e banheiros. Ele explica que “apesar de ser uma obra relativamente pequena, há uma grande dificuldade na logística. A localidade fica a mais de 40 quilômetros afastados da sede e 80 por cento do seu trajeto é em estrada vicinal, sem pavimentação”.

Para transportar material, acrescenta Hermano, “o caminhão tem que atravessar o rio Japu, um obstáculo a mais na operação. Devido ao fluxo de chuvas que caem na região, esta operação é dificultada, especialmente em regiões que necessitam da presença de máquinas pesadas e, para poder atender a demanda, a superintendência de Ações Regionais elaborou um calendário para este período considerando o grau de prioridades e as condições do tempo”.

Expectativa – Como passar dos dias, a expectativa toma conta dos estudantes que, por enquanto, aprendem a ler e escrever em um salão improvisado em um templo evangélico. Enquanto ocorre as obras de construção da Escola Nucleada do Japu, a unidade funciona em dois turnos. Pela manhã, atende a 12 alunos das 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental. À tarde, 15 alunos da educação infantil e das 1ª e 2ª séries.

“Esperamos muitos anos por esta escola. Antes, as condições eram precárias, sem condições nenhuma de funcionamento e por não ter outro lugar, a gente deixava nossos filhos naquela situação”. Era o que se comentava entre os integrantes da comunidade ao assistirem de perto a construção de um sonho. Outros diziam, “Agora nossos filhos terão uma sala de aula maior, equipada com cozinha e banheiros”.

Simbolismo – A secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira disse que a escola em Piaçaveira é um marco simbólico não apenas para o governo, mas também para toda a sociedade ilheense. Ela lembra que a unidade foi esquecida por décadas, mas que graças as ações da atual gestão, essa realidade vai mudar. “Lembro que quando chegamos à localidade, nem banheiro havia. Agora, já se vê a construção de uma nova escola que vai abrigar os 23 alunos matriculados. Os moradores solicitaram que a escola funcionasse à noite, com a Educação de Jovens e Adultos. Já estamos avaliando”, argumentou Eliane.

Em dezembro último, a atual gestão anunciou um investimento de 3,2 milhões de reais para a reforma de 10 escolas no município, com recursos próprios, além de assegurar uma série de obras à comunidade escolar e a promoção de melhorias nas escolas. Equipes da secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) estão realizando as melhorias nas instituições.