Formada a primeira turma do Projeto Jovem Social

Entrega de Certificados
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Emoção, alegria, otimismo e esperança. Foi com esses sentimentos que 42 jovens receberam, na tarde de quinta-feira, dia 10, os certificados de conclusão do “Projeto Jovem Social: despertando potenciais para o mercado de trabalho”. A cerimônia aconteceu no auditório da Justiça Federal e reuniu autoridades, familiares, amigos e apoiadores. Durante o ato solene, foi anunciada a iniciação da segunda turma do projeto, com data prevista para o dia 26 de junho, após as festividades juninas. Iniciação a fotografia, Informática Básica, Cabeleireiro, Corte e Escova e Produção Artesanal de Sabão e Sabonete, estão entre os cursos profissionalizantes ofertados.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Soub, que representou o prefeito Mário Alexandre; dos secretários municipais de Desenvolvimento Social, Soane Galvão; Relações Institucionais, Sérgio Souza; da promotora da Infância e Juventude, Maria Amélia Sampaio Góes; da juíza do Trabalho, Nélia Oliveira Hudson; do procurador do Trabalho, Ilan Fonseca de Souza e da diretora da Associação padre Paulo Tonucci, Maria Augusta Melo.  

O projeto social foi ministrado pela equipe técnica da Associação Padre Paulo Tonucci, e contou com a parceria da secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Ministério Público do Estado e Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). Os jovens participantes fazem parte da Rede de Acolhimento e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Medidas Socioeducativas (Creas/ Medidas)

Premiação – Durante o ato, foram premiados os ganhadores do concurso de fotografias da SDS. Conforme previu o edital, as melhores imagens foram julgadas por uma comissão formada por integrante da secretaria de Comunicação e pelo vice-prefeito e fotógrafo, Jozé Nazal. Dezoito adolescentes da rede participaram do concurso. Entre os ganhadores, o aluno Jeferson Pereira dos Santos, teve sua fotografia classificada em quarto lugar, e por isso, recebeu menção honrosa entregue pela coordenadora da Alta Complexidade da SDS, Daniela Pessoa Hoisel.

O terceiro lugar ficou com Ângelo Samuel Santos da Silva, que recebeu um vale-compras no valor de R$ 400. A segunda melhor fotografia foi para a jovem Tailane da Hora. Ela recebeu o prêmio das mãos da Dra. Maria Amélia Sampaio Góes, um vale-compras no valor de R$ 600. E a melhor fotografia, segundo classificação dos julgadores, foi a do formando David Riley Santos Fernandes. Pelo primeiro lugar, o jovem fotógrafo recebeu um moderno smartphone, entregue pelo Dr. Ilan Fonseca.

Parcerias – A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, ressalta a importância das parcerias institucionais para o sucesso do projeto.  “Sem as parcerias não se constrói cidadania. Com a união entre setores e autarquias, conseguimos efetivar a primeira turma. Estamos convictos de que estamos no caminho certo, preparando estes adolescentes no intuito de inseri-los no mercado de trabalho. Temos a certeza que através desta iniciativa, vários talentos serão vistos futuramente trabalhando”.

O projeto de educação profissional é dedicado aos jovens em estado de vulnerabilidade social e visa ampliar as oportunidades mediante capacitação técnica, potência das habilidades e estímulo ao empreendedorismo e a geração de renda. No final, os convidados puderam apreciar a exposição fotográfica dos premiados, enquanto era servido o coffee-break.