Nova iluminação da Soares Lopes será 80 por cento melhor que a atual

Novo sistema, mais econômico e mais forte
Secom/Rodrigo Macedo

Quando estiver concluído, o novo sistema de iluminação pública da avenida Soares Lopes, cartão postal de Ilhéus, vai melhorar em até 80 por cento as condições de visibilidade para quem trafegar pela artéria, se comparadas às condições atuais. De acordo com Mailton de Moura Rodrigues, gestor de contratos da Ghia Engenharia, empresa responsável pela implantação do novo sistema, a expectativa é de que ainda esta semana seja concluída a instalação dos postes no canteiro central em toda a extensão da avenida. O posteamento na área de estacionamento externo do Centro de Convenções, composto de 20 unidades de iluminação, já foi concluído.

De acordo com o cronograma da empresa, a próxima fase de implantação do projeto inclui o lançamento de circuitos (cabos). No canteiro central da Avenida, estão sendo instalados 60 postes com 120 luminárias de LED. O projeto atende à necessidade de toda a extensão da avenida, e permite, além de melhorar o aspecto visual da principal artéria da cidade, economizar energia e proporcinar mais segurança à população.  A previsão é de que a primeira etapa da obra seja concluída em junho.

Para o urbanista Alexandre Amorim, o novo sistema de iluminação integra um projeto macro que inclui o traçado da nova ponte e vai implicar em mudanças no sistema viário da região, inclusive na Avenida Soares Lopes. Durante a apresentação do projeto de iluminação, ele disse que a cidade cresceu de maneira desordenada e com isso, sofreu impactos negativos sobre o acesso aos bens e serviços, à infraestrutura, à qualidade de vida e ao exercício da cidadania.

“Diante disso, o município planeja, através do Núcleo de Projetos da secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), um novo sistema de mobilidade urbana para a área atendida e seu entorno. Estas artérias sofrerão impactos significantes e as futuras modificações vão completar todo o sistema”, argumenta o urbanista.

Segundo os engenheiros do Núcleo de Projetos da Seplandes, este novo desenho de mobilização e urbanização, vai alcançar as principais vias de ligação, entre elas, as avenidas Soares Lopes (com a criação de uma rotatória e estacionamento com cerca de mil vagas), também as avenidas Petrobrás, Canavieiras, Cidade Nova, Tiradentes e Praça Cairu.