Vacinação contra a gripe prossegue nas áreas urbana e rural

Vacinação prossegue
Secom/Rodrigo Macedo

A Prefeitura de Ilhéus prossegue seguindo determinação do Ministério da Saúde, com a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe, nas áreas urbana e rural do município. Na primeira semana da campanha, a secretaria municipal de Saúde (Sesau) disponibilizou vacinas em alguns postos de saúde da cidade. Já na zona rural, a imunização aconteceu nas localidades, Aritaguá, São José, Sambaituba, Vila Olímpio, Campinhos, Urucutuca e Ribeira das Pedras.

Nesta segunda semana, as equipes estarão imunizando hoje, dia 02 de maio, a população residente nas localidades Itariri/Valão e Novo Ilhéus. Já no dia 3 será a vez do Rio do Braço e Vila Juerana. E na sexta-feira, dia 4, será a vez dos moradores do condomínio Mar e Sol e Joia do Atlântico, todas na zona norte do município.

A campanha segue na zona urbana nos postos do Centro de Atendimento Especializado-CAE III (prédio da antiga Fundação Sesp), nos PSF dos bairros da Conquista, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória e também nas unidades do CSU, Olivença e Morada do Porto - no Banco da Vitória.

Até o dia 1º de junho devem ser imunizados os idosos, gestantes, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e professores das redes pública e privada. No dia 12 de maio (Dia D) será a data da mobilização nacional.

A chefe de Imunização em Ilhéus, Walkiria Cardeal, ressalta que “cada município realiza sua estratégia para imunizar todos os integrantes do grupo prioritário. Não necessita correria para comparecer aos postos de vacinação, pois até o fim da campanha todos os integrantes do público-alvo serão vacinados”.

Walkiria frisou ainda que a Influenza pode ser evitada com atitudes simples. “É importante lavar constantemente as mãos, cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, além de optar por uma alimentação balanceada e ingestão de muito líquido”, informou.

A vacina contra o vírus influenza será distribuída gratuitamente aos grupos de risco e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.