Criado serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Taboquinhas

Parceria e alegria
Divulgação

O distrito de Taboquinhas, em Itacaré, agora já conta com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, mais um trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, através da equipe volante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Taboquinhas, que tem como principal foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção da situações de risco social.

E a primeira reunião de criação do grupo de idosos foi realizada na última sexta-feira, dia 27, na Casa Paroquial, contando com a participação de cerca de 20 homens e mulheres da melhor idade interessados em realizar atividades mais saudáveis, promover encontros de conhecimentos e integração e viver a vida de forma muito mais animada e alegre. Durante o encontro a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré explicou sobre o funcionamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para os Idosos e o quanto esse trabalho pode contribuir para uma vida melhor. E não faltou disposição e nem atenção dos idosos, que ouviram atentamente as palestras e participaram com muita energia das dinâmicas e brincadeiras. No final o momento foi de confraternização.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré. Patrícia Leal, a ideia é ampliar cada vez mais o número de participantes no grupo e possibilitar que os próprios idosos possam discutir sobre os serviços que devem ser oferecidos, as palestras e também as atividades de lazer. Para participar ou buscar mais informações sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos de Taboquinhas basta procurar a unidade do Bolsa Família do local, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos tem como principais objetivos contribuir para um processo de envelhecimento ativo, assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros inter-geracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária, detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida. Também é meta do programa proporcionar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir. Isso, conforme os coordenadores do projeto, contribuirá para o desenvolvimento da autonomia social.