Workshop da SDS aborda construção da Ética nas Relações de Trabalho

Evento bastante concorrido
Secom

Abordando o tema “Construção da Ética nas Relações de Trabalho”, aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), no auditório da Faculdade Madre Thaís, o primeiro Workshop para todos os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus.

O evento realizado pelo Núcleo de Educação Permanente do Serviço da Vigilância Socioassistencial da SDS tem como objetivo oferecer permanentemente a educação continuada para os servidores, trabalhando temas voltados para a profissão e para o ambiente de trabalho.

O Workshop foi ministrado pela professora do Departamento de Saúde, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Rozemare Cardoso, que destacou a importância da ética profissional. “É a partir dos relacionamentos que se constroem o próprio desenvolvimento enquanto trabalhador e na relação com a comunidade”, esclarece a professora.

Outros assuntos como os princípios da administração pública, princípios da bioética e os aspectos legais dos serviços que eles estão inseridos foram abordados durante a manhã.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Aparecida Santos, o evento faz parte da política que a gestão está implantando na SDS. “É uma proposta que está na norma Operacional Básica de Recursos Humanos (Nob-Rh Suas) desde 2009 e Ilhéus ainda não havia implantado esse serviço de educação permanente”, informa a coordenadora.

A assistente social Fátima Inês Albuquerque, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), disse que momentos como esse são importantes para o fortalecimento do trabalho e das relações com os colegas. “É um momento ótimo, de troca de informações e de conhecimento. Foi extremamente gratificante e proveitosa essa manhã”, ressalta.

Educação Permanente - As ações do núcleo de educação são realizadas em parceria com universidades e faculdades do município, e oferecerão mensalmente palestras, seminários e workshops para os servidores da pasta. A previsão é que no mês de agosto aconteça um seminário com oficinas para a rede Suas.