Faculdade realiza ´Dia de Combate a Tontura´ nesta sexta, em Ilhéus

Combate à tontura
Reprodução

Nesta sexta-feira (20), no período da manhã, alunos e professores do curso de Fisioterapia, da Faculdade Madre Thaís (FMT) vão realizar, gratuitamente, o “Dia de Combate a Tontura”, na Praça J.J.Seabra (em frente ao palácio Paranaguá). Trata-se de mais uma ação que inclui responsabilidade social e preocupação com o que pode ser um sinal de alerta para graves problemas de saúde.

A queixa de ‘tontura’ é a segunda mais frequente do ser humano, mas ainda representa um desafio para muitos médicos. Não é raro que pacientes com esta reclamação permaneçam muito tempo sofrendo antes de encontrar o correto tratamento.

A professora/Drª Karla Rocha Carvalho Gresik, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT), lembra que “as tonturas são a terceira queixa mais comum em consultórios e ambulatórios. Uma realidade preocupante, pois pode levar a desequilíbrios e quedas”.

Mas ela destaca que “a Labirintite verdadeira é uma doença raríssima, porém muito frequentemente responsabilizada, equivocadamente, em episódios de tontura. Há, na verdade, diversas doenças diferentes do labirinto, cada uma delas com um tratamento específico, e a labirintite não está nem entre as 10 causas mais frequentes detectadas nos consultórios”.

As atividades relacionadas ao “Dia de Combate à Tontura” na FMT estão sendo coordenadas pelo professor/Msc. Renato Gonzaga Barreto em sintonia com a “Dia da Tontura”, comemorado em 22 de abril, que tem como tema: Pare de falar labirintite. A campanha realizada pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), por meio do Departamento de Otoneurologia.