Nova iluminação da Soares Lopes já começou a ser implantada

Serviço está sendo executado
Secom/Clodoaldo Ribeiro

As obras de implantação do novo sistema de iluminação da avenida Soares Lopes, em Ilhéus, uma das etapas da requalificação da orla central da cidade, já foram iniciadas. No momento, funcionários da empresa Ghia, responsável pelo serviço, fazem escavações para instalação de eletrodutos e de caixas de passagens já que toda a fiação do canteiro central da avenida será subterrânea. Em toda a sua extensão, o canteiro central possui 42 postes, mas 11 não têm nenhum tipo de utilidade e serão, todos, retirados. Este trabalho também já foi iniciado.

De acordo com o engenheiro eletricista Mailton de Moura, responsável técnico da obra, já na próxima semana deverá ser iniciada a instalação dos primeiros postes decorativos, que irão atender às áreas de estacionamento da avenida. Paralelamente, a Prefeitura vai executar serviços de poda e melhorias na infraestrutura da avenida. A previsão é de que a primeira etapa da obra seja concluída em junho. Até lá serão instalados na avenida 60 postes no canteiro central com 120 luminárias de LED e mais 20 postes no trecho de estacionamento.

Para o urbanista Alexandre Amorim, a chegada da ponte vai implicar nas mudanças de todo o sistema viário da região, incluindo a avenida Soares Lopes. Durante a apresentação do projeto de iluminação, na semana passada, ele disse que a cidade cresceu de maneira desordenada e com isso, sofreu impactos negativos sobre o acesso aos bens e serviços, à infraestrutura, à qualidade de vida e ao exercício da cidadania. “Diante disso, o município planeja, através do Núcleo de Projetos da secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), um novo projeto de mobilidade urbana para a área atendida e seu entorno. Estas artérias sofrerão impactos significantes e as futuras modificações vão completar todo o sistema”, argumenta o urbanista.

Segundo os engenheiros do Núcleo de Projetos da Seplandes, este novo desenho de mobilização e urbanização, vai alcançar as principais vias de ligação, entre elas, as avenidas Soares Lopes (com a criação de uma rotatória e estacionamento com cerca de mil vagas), também as avenidas Petrobrás, Canavieiras, Cidade Nova, Tiradentes e Praça Cairu. “A intervenção, além de garantir um novo visual para a avenida, aumenta consideravelmente a condição de segurança da artéria”, destaca o engenheiro Mailton de Moura.