Faculdade Madre Thaís capacita em ´Excelência na farmácia comercial´

Farmácia na FMT
Reprodução

O curso de Farmácia da Faculdade Madre Thais (FMT) promove segunda-feira (16) uma capacitação em “Excelência na farmácia comercial”. Cada candidato deverá efetivar a sua inscrição na secretaria da Faculdade, na Av. Itabuna, 1491, 1º andar,  devendo levar 2 Kg de alimentos não perecíveis, até sexta-feira(13).

Com uma carga horária de 3 horas, a capacitação será realizada no auditório Cid Gesteira, da Faculdade Madre Thais, tendo como  público-alvo farmacêuticos, estudantes e atendentes de farmácia. “O objetivo é fornecer subsídios para o gerenciamento de medicamentos controlados, bem como para a análise dos processos de qualidade e segurança na farmácia comercial,” esclarece a professora/MS. Ana Dalva Sampaio, coordenadora do Curso da FMT.

A programação da capacitação em “Excelência na farmácia comercial” terá as palestras da MS. Núbia Regina abordando  “Biossegurança na coleta seletiva de resíduos nas farmácias” enquanto Ana Dalva Sampaio destaca “Sistema nacional de gerenciamento de produtos controlados (SNGPC) e antibióticos na prática diária”.

No curso de graduação em Farmácia, da FMT o farmacêutico estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados e orienta seu processo de fabricação. Pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanitárias estão sendo cumpridas. Em laboratórios de análises clínicas, faz exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas tradicionais ou personalizadas.

A professora Ana Dalva lembra que “O mercado farmacêutico brasileiro é o sexto maior do mundo,  impulsionado pelo tamanho da população, o aumento da renda e a ampliação de programas governamentais de assistência farmacêutica. Fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises clínicas são grandes empregadores e procuram profissionais bem qualificados, como os bacharéis. Esses e outros fatores positivos estão aumentando a procura pelo graduado.”