Empretec abre inscrições para turmas em Itabuna e Ilhéus

PA do Sebrae em Ilhéus
Maurício Maron

Para quem sonha em montar o próprio negócio ou aqueles que querem potencializar seus empreendimentos, o Seminário Empretec traz a oportunidade de conhecer e trabalhar características empreendedoras que vão ser determinantes para o sucesso na vida pessoal e profissional. O evento acontece entre os dias 4 e 9 de junho, em Itabuna e de 10 a 15 de setembro, em Ilhéus.

Para participar, o candidato já pode fazer uma pré-inscrição no ponto de atendimento do Sebrae em Itabuna, na Rua Paulino Vieira, 175, Edf. Lizete Mendonça, Centro. Em Ilhéus, o cadastro é feito na unidade da instituição, na Avenida Osvaldo Cruz, 74, Edifício Premier Business Center, bairro Cidade Nova. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (73) 3613-9734 / (73) 99974-2262, em Itabuna ou (73) 3634-4068 / (73) 99974-2263, em Ilhéus.

Depois de responder ao formulário da pré-inscrição, o candidato segue para a entrevista individual, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio, em Itabuna, e entre 14 e 17 de agosto, em Ilhéus. Se for aprovado, o participante poderá fazer a inscrição para o Empretec, que utiliza a metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.

De acordo com o gestora do Empretec no Sebrae em Ilhéus, Andrea Vasconcelos, são 60 horas de capacitação, em seis dias, onde o participante será desafiado em atividades práticas. “A metodologia prevê a utilização de jogos, exercícios e debates, com o objetivo de extrair do participante o seu perfil empreendedor, desenvolver competências para a vida profissional e, consequentemente, para aumentar as chances de sucesso do negócio”, destacou.

No Brasil, o Seminário é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou mais de 200 mil pessoas. As atividades exploram o comportamento empreendedor, a partir dos seguintes eixos: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.

No ano passado, o gestor das empresas em Itabuna, Bigodon, Cabelon e do Buteco Gaúcho, Rogério Sbarderlotto aceitou o desafio do Empretec e comprovou a eficácia da ferramenta, a partir da mudança de atitudes. “O Empretec foi um divisor de águas na minha vida. Ele me fez refletir muito sobre a necessidade de ter iniciativa e me mostrou que precisamos traçar metas, fazer um planejamento de tudo em nossa vida. A partir, do seminário, comecei a aplicar o que aprendi, e hoje passei a ter um controle maior na parte financeira e operacional das empresas”.

Programação

Itabuna
Entrevista: 15/05 a 18/05
Seminário: 04/06 a 09/06

Ilhéus
Entrevista: 14/08 a 17/08
Seminário: 10/09 a 15/09