Itacaré realiza até dia 13 registro do Cadastro Único para isenção no Enem

Sede do Creas
Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para pedir isenção de taxa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. E esse ano, além dos demais participantes que tinham direito a isenção da taxa de inscrição, os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) — com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou com renda familiar mensal de até três salários mínimos —, também terão direito ao pedido de gratuidade.

Foi pensando em beneficiar cada vez mais estudantes que vão fazer o Enem, que a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com a Secretaria de Educação, está convocando os estudantes que se enquadram no programa para que façam até esta sexta-feira, dia 13 de abril, o registro do Cadastro Único. O atendimento está sendo feito diretamente na sede do CREAS, na Rua São Miguel, das 8 ás 14 horas. A secretária de Assistência Social da Prefeitura de Itacaré, Patrícia Leal, alerta aos estudantes que querem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem que procurem imediatamente a unidade do CREAS.

Podem solicitar isenção da taxa de inscrição qualquer cidadão que atender a um dos seguintes requisitos: Estar cursando em 2018 a última série do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; Ter concluído o ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017; Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral na rede privada e ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio e estar inscrito no Cadastro Único e ser membro de família de baixa renda, com renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Não é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. Só é necessário se cadastrar se a pessoa não se enquadrar em nenhum dos requisitos e pertencer a família com renda per capita de até meio salário mínimo ou com renda familiar total de até três salários mínimos. Nesse caso, a pessoa deve fornecer o Número de Identificação Social (NIS) no sistema de isenção do Enem. A aprovação da solicitação de isenção não significa que o participante esteja inscrito no Enem 2018. Após obter a isenção, é necessário ainda acessar o sistema de inscrição, na página http://enem.inep.gov.br/participante.