Cursos promovem aprimoramento dos negócios em Itabuna e Ilhéus

Michel Lima
Maurício Maron

As estratégias para a gestão e o aprimoramento do negócio é o foco das capacitações do Sebrae, que serão realizadas durante todo o mês de abril, em Itabuna e Ilhéus. A ideia, segundo o gerente adjunto da instituição, Michel Lima, é oferecer aos micro e pequenos empresários, estratégias eficazes para o sucesso da gestão dos negócios na região.

As inscrições podem ser feitas na Loja Virtual, no ponto de atendimento do Sebrae em Itabuna, na Rua Paulino Vieira, 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro, ou na unidade regional da instituição, em Ilhéus, no Edifício Premier Business Center, na Avenida Osvaldo Cruz, 74, Cidade Nova.

No âmbito das mídias sociais, o empreendedor tem a oportunidade de conhecer, de forma gratuita, as diversas ferramentas digitais para melhorar e impulsionar o próprio negócio, através da Clínica Tecnológica, que será realizado nesta quinta-feira, 5, no ponto de atendimento em Itabuna.

Na próxima semana, o curso Gestão Estratégica de Vendas na Medida, em Itabuna, de 9 a 12 de abril, e em Ilhéus, de 24 a 27 do mesmo mês, vai orientar os empreendedores para o desenvolvimento de estratégias de vendas para o seus negócios. O curso tem carga horária de 16 horas e tem o investimento de R$ 150, com a opção de parcelamento.

Ainda com o foco na gestão dos negócios, acontece o Treinamento Gerencial Básico no Sebrae em Ilhéus, entre os dias 9 e 13 de abril, com o objetivo de apresentar ao MEI os fundamentos da gestão empresarial. O evento contempla as principais áreas de estudo da administração de empresas, com o investimento de 100 e opção de parcelamento.

Para os empreendedores que trabalham com a produção e comercialização de alimentos, está prevista a Clínica Tecnológica – Programa de Alimentos Seguros, no próximo dia 18, em Ilhéus. O evento é gratuito e pretende capacitar os profissionais sobre as noções básicas de higiene e manipulação de alimentos, que envolvem práticas de higiene pessoal, ambiente e utensílios.

Finanças - Com o objetivo de ampliar uma visão sobre a correta formulação do preço de venda, o Sebrae em Itabuna, realiza a oficina gratuita SEI Formar Preço, no dia 19, no ponto de atendimento. A ideia é fazer com que o empreendedor entenda sobre a influência direta do preço na obtenção do equilíbrio do negócio e, posteriormente, na geração de lucro.

Ainda em Itabuna, acontece o Curso de Gestão Financeira na Medida, de 23 a 27 de abril, com o objetivo de orientar os empresários sobre os movimentos financeiros primordiais para o gerenciamento do dia a dia da microempresa. Ao longo dos quatro encontros, serão abordados sobre: planejamento financeiro; fluxo de caixa, preço de venda; o trabalho em equipe e a percepção humana; demonstrativo de resultados e análise de resultados. O investimento é de R$ 150.

MEI em dia com as obrigações

Como parte da programação das atividades do mês e com o objetivo de reduzir o número de inadimplência, multas e cancelamentos de registros do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o Sebrae realiza toda semana, uma série de oficinas com o tema “Microempreendedor Individual em dia com suas obrigações”.

Na programação, profissionais do Banco do Povo, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e do próprio Sebrae esclarecem direitos e deveres do MEI. A mesma atividade acontece em Itabuna, toda quarta-feira, no Ponto de Atendimento, das 9h às 12h e, em Ilhéus, todas as terças-feiras, no mesmo horário, na sede regional da instituição.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones 0800 570 0800 ou ainda (73) 3634-4068 / (73) 99974-2263, em Ilhéus. Já em Itabuna, o contato é feito pelos telefones (73) 3613-9734 / (73) 99974-2262.