Autorizada reforma total da Unidade de Saúde do Basílio

Ordem de serviço foi assinada hoje e obra começa amanhã
Secom/Clodoaldo Ribeiro

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou hoje (4), a Ordem de Serviço (OS) para a reforma da Unidade de Saúde do Basílio, que compreende os serviços de conservação e manutenção preventiva e corretiva, com previsão de conclusão para junho deste ano. As obras integram a lista de reformas anunciadas pela administração municipal, que prevê a recuperação, com recursos próprios, de 10 Unidades Básicas de Saúde do município, um investimento de 2,2 milhões de reais. Felicidade expressada por dona Georgina de Jesus, que acompanhou o ato. “Tudo que a gente tem, além do bom nome, é a saúde. Esse posto é uma benção para nós. Tá acabadinho, mas com a reforma, tenho certeza que vai dar mais dignidade pra gente, né”.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, manifesta o esforço da administração municipal para reestruturar a saúde e a coragem de investir na infraestrutura física e em atendimento. Sob essa ótica, ele ressalta que “passo a passo vamos recuperando a saúde, com o apoio do governo do estado. No início do governo, as pesquisas apontavam uma rejeição de 87 por cento da população aos serviços de saúde prestados pelo município. Saltamos der 17 para 42 por cento de cobertura a Atenção Básica no município, com previsão de chegar a 50 até o final deste ano”, projeta o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.

Atenção Básica ampliada – De acordo com a secretária de Saúde Elizângela Oliveira, enquanto o Posto de Saúde do Basílio estiver em reforma, os atendimentos à população vão acontecer na antiga sede do terreiro de Pai Pedro, na parte mais baixa do bairro. “A soma destas ações representa a readequação da saúde proposta pelo prefeito em parceria com o governo do estado, através da requalificação das unidades em prédios públicos que não fazem parte de convênios. Com isso, teremos a ampliação da Atenção Básica na face da assistência melhorada”, destaca.

O Basílio, ressalta Elizângela, “necessita não apenas de estrutura física, mas também de profissionais. Ressalto também o desbloqueio do Programas Mais Médico, com a vinda de mais dois profissionais médicos para a localidade, além da estruturação da saúde em funcionamento para atender toda a região do Basílio”. Já o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fanhing, disse que o Basílio faz parte de um grande conjunto de obras que a prefeitura está realizando. Começaremos amanhã com recuperação de telhado, pintura, banheiro, remoção de piso, troca de divisórias e reparo nas instalações elétricas e hidráulicas”, detalha.

Posto atende a 10 mil pessoas – Cláudia Patrícia é a diretora geral dos Postos de Saúde no município. Ela conta que a Unidade de Saúde do Basílio tem 15 anos de existência, mas que há cinco anos não sofria uma manutenção sequer. “Essa reforma representa uma antiga reinvindicação da população. Ela vem não apenas com uma reforma física, mas uma composição de uma nova equipe, já que esta unidade possui duas unidades alocadas, com duas estratégias de Saúde da Família, que são: Basílio 1 e Basílio 2 que atendem as demandas das 10 mil pessoas que vivem na comunidade”, registra a gestora.

Amanhã (5), será a vez da assinatura da OS para reforma do Posto Euler Ázaro, no bairro Teotônio Vilela. Dois postos de saúde estão com obras em andamento. No bairro Hernani Sá, o posto já ganhou muro, reforma do telhado, recuperação de grades e esquadrias. A obra segue no ritmo previsto e a expectativa do governo é de que a conclusão ocorra em, no máximo, 60 dias. Na Conquista, a antiga Policlínica já começa a se transformar no quarto Pronto Atendimento 24 horas. No primeiro pavimento, metade do serviço já foi executada. A previsão de entrega é para maio, segundo informações de Átila Dócio, superintendente de Obras da Prefeitura.

O ato ocorrido pela manhã de hoje, contou com a presença dos vereadores Paulo Carqueja, César Porto, Ery Bar, Pr. Matos, Jerberson Moraes, Abraão Santos e Tarcísio Paixão, além de lideranças das comunidades beneficiadas.