Baiana System e Banda O Quadro se apresentam em abril na Concha

Baiana System
Divulgação

“...De dentro das frestas da selva de concreto e aço, brotam novas raízes, de uma espécie soteropolitana ainda não estudada”. É com esse pensamento do rapper carioca BNegron, que a banda BaianaSystem, comandada pelo vocalista Russo Passapusso se apresentará na Concha Acústica de Ilhéus. O evento, que acontece no dia 21 de abril, às 21 horas, terá outras convidadas especialíssimas: O Quadro e Bad Maria. O BaianaSystem é uma das principais revelações do cenário musical brasileiro nos últimos tempos, pois, traz uma mistura de África, Brasil e Caribe, com ritmos extraídos do Ijexá, Afoxé, Dancehall, Pagodão, Sambareggae, Cumbia, Chula, Dub, Cabula, Kuduro, Samba Duro, Cantiga de Roda e Eletrônica.

“A sonoridade dos artistas é diversa, mas as discussões sobre liberdade de gênero e luta pela igualdade social e racial estão muito presentes no trabalho destas três bandas”, comentam os organizadores. Para eles, todas as três bandas lidam bem com as ferramentas digitais, que transformaram a relação com o público e também a maneira de produzir e ouvir música na última década. “O conceito moderno de música em movimento, envolve novas possibilidades sonoras para a guitarra baiana, instrumento criado em Salvador, nos idos de 1940 e que foi responsável pela criação do trio elétrico”, explicam.

O protagonismo da guitarra – O nome vem da junção de "guitarra Baiana" com "sound system", que são sistemas de som criados e popularizados na Jamaica. A ideia inicial era a utilização de bases novas e/ou conhecidas onde a guitarra pudesse assumir o papel de “canto" nesse sistema, dividindo e dialogando com a voz. A banda se apresenta pela primeira vez em Ilhéus e promete apresentar seu repertório com músicas já conhecidas pelo público, com a mistura do seu último disco intitulado, Duas Cidades, que conta com a faixa "Playsom", que faz parte da trilha sonora do game Fifa 2016, da Eletronic Arts.