Seminário apresenta inovações para acesso a crédito em Itabuna e Ilhéus

Jimmy Lustosa
Maurício Maron

Empresários de vários segmentos econômicos participaram do Seminário de Crédito nesta quarta-feira, 21, em Ilhéus, e na terça-feira, 20, em Itabuna, com o objetivo de conhecer os caminhos para o acesso a crédito. Na ocasião, foi apresentado o portal Quinta do Crédito, que oferece acesso a informações sobre finanças no ambiente virtual do Sebrae.

 

Os empreendedores terão acesso gratuito a informações sobre finanças e linhas de crédito disponíveis pelas instituições bancárias, de forma rápida, no ambiente virtual pelo endereço www.5docredito.com.br. O analista do Sebrae Bahia, Diógenes Silva, explica que “nessa modalidade, os bancos parceiros efetuarão os contatos com os clientes e darão prosseguimento ao processo de negociação”.

 

Foi realizada também uma rodada de crédito, com representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Desenbahia e Caixa Econômica, que atenderam a diversas demandas. O dono da oficina mecânica AMG Auto Service, Antônio Assunção, aguarda com a expectativa a aprovação de crédito para que ele possa investir em maquinários mais modernos. Já o casal Demétrio e Lícia Nicácio possuem uma loja de confecções em Itabuna e foram ao evento em busca de conseguir capital de giro para comprar mercadorias e revender.

 

Os participantes conheceram também o investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para a área de Tecnologia da Informação (TI). De acordo com o técnico da instituição, Jimmy Lustosa, informação é fundamental para ter sucesso em qualquer empreendimento.

 

Aliado a isso, o BNDES está investindo na implantação de um sistema digital, a partir de apps, plataformas online e finetechs (agências financeiras digitais), visando facilitar o acesso ao crédito. “No ano passado, 99% das operações do Banco Nacional foram com micro, pequenas e médias empresas, realizadas por meio de agentes financeiros”, declarou Lustosa.

 

Com a inovação tecnológica, a ideia é que nos próximos anos, os empreendedores possam acessar a crédito de forma mais rápida e direta. A iniciativa fortalece o papel dos bancos no interior do estado da Bahia, segundo a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo. “A parceria com o BNDES e os agentes financeiros levam até as empresas as oportunidades de visualizar todas as operações de crédito possíveis para cada seguimento econômico”.

 

 

Paralela à necessidade de aquisição de crédito, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Sérgio Velanes, alertou os empresários sobre a importância de investir em capacitações para direcionar a aplicação desse recurso de forma correta. “As pessoas têm que entender o processo de tomada de crédito, estar preparado para investir de forma planejada, para conseguir avançar no negócio”.