Torneio de Beach Rugby em Itacaré reuniu equipes de várias cidades

Evento reuniu atletas de toda a região
Divulgação

Atletas das cidades de Porto Seguro, Vitória da Conquista, Itabuna, Itacaré e Ilhéus participaram no último sábado, em Itacaré, do I Torneio de Beach Rugby ou Rugby de Areia, considerado como um dos esportes que mais cresce no Brasil atualmente e no mundo. O evento foi uma iniciativa do professor de educação física Alejandro Elias mais conhecido como Turco, praticante da modalidade, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura.

O torneio foi realizado no final da tarde de sábado na Praia da Coroinha, orla da cidade, e atraiu a atenção de praticantes do esporte e curiosos para conhecer a modalidade. O objetivo do evento, segundo explicou o secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, foi incentivar a prática esportiva na cidade e revelar novos talentos. E o público compareceu à orla para prestigiar o evento. E muitos mesmo sem conhecer à fundo às regras logo organizaram torcidas e destacaram o bom desempenho dos atletas.

A expectativa é que após o evento venham a surgir novos times e grupos de praticantes dessa modalidade em Itacaré. De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o município vem se destacando a cada dia com grandes talentos no esporte e ao incentivar mais essas novas modalidades abre oportunidade para que possam ser revelados cada vez mais grandes nomes também no Beach Rugby. O esporte vem crescendo tanto que as seleções masculinas e femininas do Brasil estão competindo a nível internacional.

O Beach Rugby ou rúgbi de praia, é uma variação do râguebi com várias ligas pela Europa, popular principalmente na Itália. Com 30-50 metros de comprimento por 20-25 metros de largura, alguns torneios são disputados nas mesmas arenas do futebol de praia, fazendo com que se usem as dimensões de campo do desporto/esporte (entre 35-37m de comprimento, por 26-28m de largura).

O número de jogadores depende da organização do torneio, podendo ser entre 5 e 7 jogadores por time mais entre 3 e 7 reservas. Ao contrário do rugby padrão no rugby de praia não existem os postes de gol, portanto apenas o try é marcado, sendo que cada tryvale 1 ponto. Dependendo do torneio são usados 2 tempos de 5 ou 7 minutos.