Ilhéus é o novo destino da exposição ‘O navio negreiro’

Exposição agora em Ilhéus
Reprodução

As obras de Hansen Bahia, inspiradas no épico poema de Castro Alves, ‘O navio negreiro’, estarão abertas à visitação pública, no Teatro Municipal de Ilhéus, de 23 deste mês a 1º maio. A exposição itinerante iniciada em Salvador, já passou por oito municípios baianos é uma realização do Centro de Memória da Bahia, unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/secretaria estadual da Cultura, e apoio da Secretaria da Cultura de Ilhéus.

 

Na oportunidade, serão realizadas nos dias 26 e 27 deste mês, durante a exposição, oficinas de xilogravura ministradas pelo artista plástico Zimaldo Baptista Melo. A inscrição pode ser feita na sede da Secretaria da Cultura de Ilhéus, das 12 às 14 horas. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117-6067 ou pelo e-mail cmb.fpc@fpc.ba.gov.br.

 

O diretor do Centro de Memória da Bahia, Rafael Fontes, reforçou o trabalho do Hansen, “por que leva a gente a fazer uma reflexão sobre esse marco. A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante levará para diversos municípios do estado, oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão”.

 

Por sua vez, o curador da exposição, Ayrson Heráclito, disse que as obras de Hansen Bahia são única, “porque ninguém nunca ilustrou um poema inteiro”. Inspiradas pelo poema, ‘O navio negreiro’, de Castro Alves, Hansen Bahia descreve em imagens a violência contra os africanos subjugados como escravos trazidos nos porões dos navios.

 

Sobre o autor – Hansen Bahia nasceu na Alemanha e naturalizou-se baiano. Ilustrador, escultor, pintor, escritor e professor são algumas das atividades que o artista exerceu durante a vida. Através de testamento, ele doou o acervo para o município de Cachoeira, local onde foi criada a Fundação Hansen Bahia.