FMT oferece curso de Gastronomia

Curso ganha mercado
Divulgação/Jonildo Glória

A gastronomia é uma das profissões que mais ganharam status e espaço no Brasil nos últimos anos. Indícios disso é a grande quantidade de programas de culinária na Tv, como reality shows, e a valorização do crítico gastronômico. Mas o profissional dessa área tem responsabilidades que vão muito além do modismo – muitas delas sem glamour nenhum.

Quem explica é a coordenadora do Curso Superior em Tecnologia da Gastronomia da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus - único na região Sul da Bahia - professora Renata Sampaio Mafra de Santana.

O recém-formado costuma ser contratado por restaurantes, mas também,  lida com temas como segurança alimentar e gestão de funcionários e das finanças de um restaurante. Pode se especializar em confeitaria, panificação ou num tipo específico de culinária, como japonesa, francesa ou vegetariana. Além de acompanhar o dia a dia da cozinha, negocia com fornecedores e elabora estratégias de marketing. Planeja cardápios, avaliando a disponibilidade de ingredientes, e entende de bebidas.

O Gastrônomo tem um campo de atuação amplo passando por: restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, bufês, hospitais e empresas de catering (que fornecem refeições para companhias aéreas ou eventos).

Na Faculdade Madre Thais o Curso pode ser concluído em 1.760 horas/aula, ou dois anos e meio ininterruptos, podendo escolher entre o turno matutino e o turno noturno. O aluno passa a maior parte do tempo na cozinha, aperfeiçoando habilidades como o manuseio de instrumentos e técnicas de preparo. Recebe noções de higiene e segurança alimentar e aprende a organizar eventos e banquetes. Estuda conteúdos de administração e marketing, como custos, gestão de pessoas e empresarial, mas com ênfase menor do que no bacharelado.

Interessados podem conhecer o curso agendando com a Profª Renata Sampaio de Santana, através do Telefone: 73 3222-2330, ou do E-mail:gastronomia.fmt@gmail.com