Nova ponte está dentro do cronograma, assegura governo da Bahia

Tudo sob controle
José Nazal

A secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra) mantém em ritmo normal as obras da mova ponte de Ilhéus, a primeira estaiada da Bahia que irá ligar o centro urbano de Ilhéus à zona sul da cidade. O superintendente de Transportes da Bahia, engenheiro Saulo Pontes, garante que os recursos financeiros para a conclusão dos trabalhos estão assegurados pelo governador Rui Costa, com cronograma de conclusão previsto para o segundo semestre deste ano. “Inclusive, o pagamento das faturas referentes aos serviços realizados está em dia, sem ocorrer nenhum atraso, assim como todas as obras em andamento gerenciadas pela Seinfra”, disse.

 

Saulo Pontes afirmou ainda que quando concluída a nova ponte estaiada facilitará a mobilidade urbana de Ilhéus, e desafogará a ponte Lomanto Júnior. O equipamento terá 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura e contará com passeio, canteiro central, pistas duplas nos dois sentidos e ciclovia. Todo o conjunto da obra inclui 2,2 quilômetros. A intervenção está sendo executada pelo governo da Bahia.

 

Nova ponte – A nova ponte terá formatação mais moderna valorizando mais as belezas naturais da Baía do Pontal, beneficiar moradores dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca, e favorecer o turismo na região. Além disso, prepara o sul da Bahia para receber novos investimentos privados e públicos que incluem a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul, atraídos pelo governo da Bahia.

 

O prefeito Mário Alexandre lembrou que quando a nova ponte que ligará o centro urbano de Ilhéus à zona sul da cidade estiver em pleno funcionamento a antiga ponte Lomanto Júnior vai funcionar também nos dois sentidos. Os dois equipamentos vão dividir um fluxo diário de 8.500 veículos no período de baixa estação, trafegando entre o centro e a zona sul do município.

 

Por sua vez, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus, José Nazal, disse que “torcemos para que em breve possamos inaugurar o que foi pensado e sonhado pelos ilheenses há mais de 50 anos”.