Itacaré vai sediar o 1º Encontro da Juventude Rural do Litoral Sul

Juventude rural debate
Divulgação

Itacaré vai sediar, no período de 08 a 10 de março, o 1º Encontro da Juventude Rural da Frente de Trabalhadores Livres do Território Litoral Sul da Bahia. O evento acontecerá no Projeto de Assentamento Pancada Grande e contará com participação de jovens de 19 comunidades, assentamentos e acampamentos de Reforma Agraria da base do Movimento no Território Litoral Sul. O encontro tem como principal objetivo discutir com a sociedade a importância dos jovens como protagonista, seja na ação da política geral, seja em qualquer lugar que demande cidadania.

A realização é da Frente de Trabalhadores Livres, Central de Cooperativas de Agricultores e Agricultoras Familiares e Economia Solidaria dos Territórios de Identidade da Região Cacaueira da Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Prefeitura Municipal de Itacaré. De acordo com os organizadores, se faz urgente mostrar a importância da criança, do adolescente e do jovem para a cada comunidade rural, no processo de sucessão, de sonhos e de luta na construção de uma sociedade mais justa e humana, daí a importância desse encontro.

I Encontro da Juventude Rural do FTL – Território Litoral Sul da Bahia tem a proposta de capacitar os jovens em oficinas, oferecer conhecimentos novos e proporcionar uma força maior de integração local e entre as comunidades participantes, mostrando que a juventude deve buscar cada vez mais conhecimento e a faça ficar no meio rural com qualidade de vida, alegria e orgulho para crescer e fazer crescer sua comunidade, seu lugar, seu país.

Dentre as principais metas do encontro está a proposta de formar lideranças, integrar a juventude participante, promover debates da atualidade, realizar trabalhos em grupo, difundir ideias, capacitar os jovens e apresentar a eles as muitas possibilidades de se viver no meio rural com qualidade de vida, liberdade, responsabilidade, atribuindo-lhe o direito de agir como desejar, contudo, mostrar as responsabilidades e consequências de seus atos.

O evento será aberto oficialmente às 13 horas do dia 08 de março e vai até a manhã do dia 10, com uma série de atividades. Durante o encontro serão realizadas palestras e debates acerca dos temas e subtemas escolhidos a partir do interesse dos participantes, mesa de saberes, gincana educativa/de interação, apresentações culturais e oficinas de aprendizagens. A ideia é mostrar que o jovem deve ter expectativas em relação a sua comunidade, ao seu município, ao seu país, ao mundo e a vida, esperando fazer parte desse universo e orgulhar-se, para que tenha identidade própria, que lhe sejam oferecidos canais de participação e oportunidades.