Posto de Saúde do Morada do Porto terá atendimento a noite

Prefeito visita postos
Secom/Rodrigo Macedo

Moradora há cinco anos do residencial Morada do Porto, Valdira de Jesus Santos, de 65 anos, comemora. “Depois de todos esses anos morando aqui, vejo que finalmente agora temos atenção”. Segundo ela, o fato de atravessar a rua e encontrar um posto aberto, com médicos, odontólogos e enfermeiras, transmite a comunidade uma sensação de mais tranquilidade e bem-estar. “Agora está melhor e espero que melhore ainda mais”, acrescenta.

Com o objetivo de acompanhar a rotina do funcionamento da Saúde Pública de Ilhéus, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, está percorrendo os Postos de Saúde da cidade. Hoje (6), pela manhã, foi a vez da unidade situada no Residencial Morada do Porto, no bairro Banco da Vitória. Na oportunidade, o prefeito anunciou que, em breve, a unidade contará com atendimento durante a noite.

Ao considerar que o momento de crise nacional requer total responsabilidade, o gestor anunciou uma série de medidas que visam melhorar o atendimento à saúde, cuja meta do governo municipal é atingir 60 por cento de cobertura da atenção básica ainda este ano. “Quando decidi pelo cancelamento do Carnaval foi com total responsabilidade e com os “pés no chão”. A diferença está no olhar das pessoas. Quem aprova a decisão tomada é o povo que não era lembrado e nem assistido e finalmente hoje temos médicos, odontólogos e enfermeiros. Desde que assumimos, herdamos uma rede básica destruída e agora vamos reformar 10 postos de saúde” garantiu Mário Alexandre.

Posto perto de casa – Durante a semana, o posto conta com uma Unidade Odontomóvel, enquanto o consultório odontológico passa por adequações. Facilidade para Cristiane Nascimento Silva, de 34 anos. Ela conta que o ônibus tem toda a estrutura de uma unidade odontológica. Hoje, ela foi realizar um exame de rotina no posto. A moradora registra que desde a implantação do posto só haviam serviços de marcação de exames, mas agora finalmente a realidade é outra. “Bom mesmo é ter um posto em frente à sua casa. Vim na última sexta, dia 2, e marquei meu exame. A atendente disse que eu podia vir hoje, dia 6. Estou aqui, alegre. Já fui informada que o médico chegou cedo e vai atender todas as fichas distribuídas e isso é motivo de satisfação”, parabeniza.

A coordenadora do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS), Jailma Nascimento Lima informa que o posto conta hoje com profissionais que antes não tinha. “Iniciamos um trabalho de saúde da mulher para mulheres que estavam desassistidas e hoje contam com diversos serviços, entre eles, pré-natal, saúde da família, preventivo e planejamento familiar, distribuição de preservativos, além de palestras sobre a importância da prevenção. Tudo isso é o início de muitas ações positivas que ainda vão acontecer”, acrescenta Jailma que também coordena o Programa de Saúde da Família (PSF).

Parceiras – Marli Oliveira Demétrio é presidente da Associação de Moradores do Morada do Porto e voluntária no posto. Na visão dela, “a parceria entre a associação, administração e a Prefeitura foi o um dos pontos favoráveis para esse novo momento na saúde em favor dos moradores do residencial”, classifica. Já o administrador do residencial, Alex Tavares elogia a atuação do prefeito Mário Alexandre. Segundo ele, “o fato do prefeito também ser um médico e por ter colocado a saúde como bandeira da sua administração, veremos muito mais exemplos como este, visto aqui, no Morada do Porto, por toda Ilhéus”, avalia.

Dona Maria de Lourdes dos Santos tem 66 anos mora no residencial há um ano e meio. Ela entende que o momento não é fácil em nenhum lugar, mas manifesta o desejo e os votos de que a sua cidade melhore cada dia mais. “Nunca tivemos atendimento aqui. Agora temos até um ônibus com dois dentistas para deixar a gente com um sorriso mais bonito”, brinca. Ao final, Mário Alexandre disse ainda que no início do seu governo pesquisas apontavam uma rejeição de 87% da população aos serviços de saúde prestados pelo município; lembrou a crise nacional que envolve o setor, das propostas concretas que estão sendo implementadas com otimismo e trabalho para modificar o quadro.

Avanços – Em pouco mais de dez dias, a Prefeitura de Ilhéus iniciou um programa de recuperação dos postos e unidades de saúde do município. Ao todo, 10 serão reformados. A Policlínica da Conquista está em reforma e vai tornar-se mais um PA (Pronto Atendimento 24 h), o quarto implantado pela atual gestão. Também foram iniciadas as reformas e ampliações da Unidade Básica de Saúde do bairro Hernani Sá.

O prefeito Mário Alexandre também já assinou um convênio com o Hospital de Ilhéus para atendimento, consultas e internações de crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto as instalações do Hospital Regional estarão sendo reformadas para abrigar o Hospital Materno-Infantil, de alta complexidade, com UTI Neonatal.

Para ter conhecimento das principais mudanças que estão ocorrendo na saúde pública de Ilhéus, acesse: https://youtu.be/65emqtWdbBA