Inscrição do concurso de poesia estudantil prossegue até dia 9

Sede da Secult
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A inscrição do Concurso de Poesia Estudantil Castro Alves, promovido pela Secretaria de Cultura de Ilhéus, prossegue até o dia 9 deste mês. Pode participar estudante dos ensinos fundamental e médio com idade entre 12 e 17 anos. O tema é livre e o autor só pode inscrever um trabalho com limite de 30 versos/linhas em papel ofício A-4, em língua portuguesa, de autoria própria. Não serão aceitos manuscritos, vocabulário chulo ou plágio.

A avaliação será feita por jurados que vão escolher três trabalhos para a entrega de diplomas de mérito literário do 1º ao 3° lugares e kit com 20 livros para cada colocação, além de um tablete oferecido pelo Centro Especializado de Olhos (Cenoe). A entrega de premiação será na Praça Castro Alves, próximo ao busto do poeta, no dia 14 deste mês. O concurso é em parceria da Prefeitura de Ilhéus com a Fundação Pedro Calmon e a Academia de Letras de Ilhéus.

O trabalho deve ser apresentado com pseudônimo, em três vias, colocado em envelope tamanho ofício, juntamente com outro envelope pequeno fechado, onde deve constar ficha de inscrição preenchida com letra de forma e entregue pessoalmente na sede da secretaria, em horário comercial, com a etiqueta “Concurso de Poesia Castro Alves, Secretaria Municipal da Cultura, Rua Jorge Amado, 21, Cep 45.653.200, Ilhéus”.

No remetente o autor deve colocar pseudônimo e o nome da escola que estuda. Sem ela a inscrição será invalidada. A Secretaria da Cultura se reserva no direito de divulgar os trabalhos sem autorização dos autores. Não haverá apelação nas decisões do júri. A inscrição implica na total aceitação do regulamento. Os trabalhos em desacordo com o regulamento serão desclassificados. A ficha de inscrição pode ser solicitada pelo e-mail cultura@ilheus.ba.gov.br ou retirada na sede da secretaria. Nela deve conter o carimbo da escola com a assinatura do diretor ou coordenador escolar.

O escritor Pawlo Cidade, secretário da Cultura, afirmou que o concurso de poesia é apenas a porta de entrada para uma série de ações literárias e de estímulo ao livro e à leitura que serão desenvolvidas ao longo do ano pela atual gestão do município. Um dos objetivos é estimular a criatividade e revelar novos valores literários das escolas das redes pública e privada de Ilhéus.