Colaborador do GACC desenvolve projeto que estimula doação de sangue

Antonio Marcos em primeiro plano
Divulgação

O colaborar do GACC Sul Bahia, Antônio Marcos, que já acompanha as crianças e adolescentes da Instituição há 3 anos, ajudando-os no transporte durante as idas e vindas para os tratamentos, sensível a situação dos pacientes, decidiu estimular a doação de sangue entre os familiares dos assistidos. “Ano passado precisei ir à Ilhéus em busca de plaquetas, já que não tinha aqui em Itabuna, diante disso, percebi que além de ser doador, poderia fazer mais, incentivando os pais a serem também doadores”, contou.

Marcos, como é carinhosamente chamado, decidiu iniciar uma campanha para que todos os acompanhantes e familiares de pacientes com câncer tornem-se doadores. Ele salienta a importância de manter o estoque do Banco de Sangue em alta, inclusive para atender as crianças do GACC. “Quando doamos o sangue, podemos ajudar diversas pessoas, nem precisamos saber quem são. Só o fato de contribuir para a melhoria da saúde de alguém, já é suficiente”, conta.

O jovem motorista conscientizou os pais e familiares quanto à importância da doação de sangue, e também os leva até o banco de sangue para a coleta. “É uma satisfação imensa ver cada um deles entendendo a importância do gesto e tornando-se doadores voluntários. Isto ajuda o Banco de Sangue a manter um estoque e a gente pode salvar vidas”, celebra Marcos.

Desde o final de 2017, Marcos já conseguiu que 53 voluntários (pais e acompanhantes das crianças) fizessem a doação do sangue. Paralelo a isto, ele também incentiva aos amigos pessoais e sempre os convoca diante das necessidades. “Eu desejo que eles se tornem doadores efetivos, para que a gente não precise mais “correr” quando uma criança ou adolescente necessitar de plaquetas”, finaliza.

Para ser doador de sangue, segundo recomendações do Ministério da Saúde a pessoa deve ter idade entre 18 e 67 anos incompletos, com peso superior a 50 quilos e que não integre grupos de risco – doenças sexualmente transmissíveis ou crônicas, etc. Em Itabuna, o Banco de Sangue funciona na Santa Casa de Misericórdia de segunda a sexta-feira (horário comercial) e aos sábados das 8h às 12h.