Chocolate do Sul da Bahia terá representantes no Sirha

Chocolate na agenda
Divulgação

O chocolate do Sul da Bahia será uma das atrações do Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação (Sirha), principal evento internacional para profissionais de foodservice e hotelaria, que acontece de 14 a 16 de março, no São Paulo Expo. De Ilhéus, os proprietários das marcas República do Cacau e Mestiço Chocolates, José Brandt e Rogério Kameir, respectivamente, estarão entre os 250 expositores e marcas brasileiras e internacionais. O evento deve atrair cerca de 15 mil pessoas durante os três dias.

Os representantes sulbaianos levam na bagagem a expertise dos produtos originados da região, carregados de histórias, tradições e cultura local, com destaque para a valorização do ciclo produtivo da principal matéria-prima, o cacau. “O fruto do ouro”, como é conhecido, vive um novo momento na região, pois teve a sua qualidade reconhecida, recentemente, com o título de Indicação Geográfica (IG) na espécie de Indicação de Procedência (IP).

Com esse ingrediente a mais, os empresários ganharam perspectivas de ampliar mercado no evento internacional. “É uma oportunidade que o Sul da Bahia tem de estar em contato com os chefs do Brasil e de várias partes do mundo, além de grandes redes de restaurantes e de hotéis”, destaca Brandt. “Enfim, é um evento que aproxima muito e que permite esse diálogo a partir desse produto especial [chocolate], que pouco a pouco está tendo visibilidade crescente e marcando uma posição muito positiva para o Sul da Bahia”, completa.

Há dois anos, José Brandt investe na fabricação de chocolate a partir da utilização de amêndoas selecionadas, com elevado índice de fermentação – superior a 60%. Entre as novidades, o empresário estará apresentando no evento chocolates de 85 gramas nas versões 56% ao leite e 60%, 70% e 80% sem lactose. Nas embalagens, os produtos ganham identidade e história, a partir da ilustração de fotos que remontam à trajetória da lavoura cacaueira.

Com o mesmo desejo de fechar bons negócios em São Paulo, Rogério Kameir e sua esposa, Claudia Gamba, estarão apresentando, entre outras novidades, o chocolate branco com 35% de cacau, produzido com a manteiga de cacau, oriunda da produção familiar em Itacaré. “Ao todo, são oito receitas, sendo duas ao leite, três com variedades de cacau, uma com flor de sal e uma com chocolate 65% com nibs”, adianta o produtor.

A outra novidade é o chocolate 62%, com a adição de café, que ganhou um prêmio nos Estados Unidos. Segundo Kamier, o diferencial dos produtos está no processo produtivo, que vai desde o cultivo do fruto do cacau através do Sistema Cabruca - à sombra de árvores nativas, na fazenda Bonança, em Itacaré – até a fabricação do próprio chocolate.

Sebrae terá espaço no evento - No evento, representantes baianos apoiados pelo Sebrae ficarão instalados no espaço conhecido como Terroir Sebrae, uma oportunidade para que os produtos, de diversos estados do Brasil, sejam apresentados aos chefs e compradores do mercado, ressaltou a diretora técnica do Sebrae Nacional, Heloisa Menezes. O espaço ganhou destaque nas últimas edições, chegando a ir para Lyon em janeiro de 2017, no evento francês. “Ao participar do Sirha, o produtor percebe a necessidade de aprimoramento na apresentação do produto e de sua empresa, o que os motiva a investir em tecnologia e inovação, em busca da ampliação do seu potencial competitivo, nesse nicho de mercado”, afirma.

No Espaço Terroir, além de exposição, degustação e venda dos produtos diferenciados, o Sebrae contará com o Lounge do Conhecimento, onde serão realizadas palestras, aulas-show, harmonizações entre os produtos presentes na feira, além de painéis com debates sobre produtos artesanais, origem e certificações diversas, dentre outros temas. Outro destaque na programação será a rodada de negócios, que acontecerá nas manhãs dos dias 15 e 16, com o objetivo de aproximar os empresários dos produtores rurais que estarão presentes ao evento, e os possíveis compradores.

Sirha em números - A segunda edição do Sirha no Brasil, em 2016, foi um evento muito bem-sucedido, que contou com 222 expositores e marcas, e registrou aumento de 9,5% do público presente em relação ao ano anterior, ao lado da satisfação dos expositores e visitantes. Na próxima edição, são esperadas 250 marcas expositoras e 15 mil visitantes, um público formado por tomadores de decisão e formadores de opinião em compras (gerentes, diretores de A&B, compradores, chefs).