Força-tarefa abraça projeto de revitalização da Bacia do Rio Cachoeira

Abraço simbólico para uma medida real
Secom/Rodrigo Macedo

O vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Soub, e o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Geraldo Reis, participaram de uma reunião ampliada do Projeto de revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, realizada hoje, 22, no Assentamento Frei Vantuir, localizado à margem da Rodovia BR-415. Na oportunidade, a comunidade do assentamento foi certificada pela restauração produtiva de 20 hectares nas proximidades do Rio Cachoeira.

O evento, denominado 1ª Troca de Experiências de Restauração Produtiva, contou com a participação das famílias assentadas, de representantes das prefeituras de Itabuna e Buerarema, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), do Instituto Federal do Sul da Bahia (IFBA), do Comitê da Bacia do Rio Cachoeira, do Inema, do Território Litoral Sul, entre outros.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Geraldo Reis, afirmou que no plano estratégico elaborado para a Bacia do Rio Cachoeira, 150 hectares já foram restaurados, sendo 20 deles na área do Assentamento Frei Vantuir. Em mais um importante passo do projeto, em breve, haverá a entrega de 13.500 cadastros ambientais para cerca de 17 municípios.   

“Portanto, esse projeto, digamos assim, ele não dá conta de todas as dimensões das necessidades ambientais da região, mas passa a ser  uma importante experiência, uma importante referência que deve ser replicada em outros municípios de outras regiões”, afirmou o secretário Geraldo Reis.

Para o vice-prefeito José Nazal, “a preocupação com a revitalização do Rio Cacheira é muito grande para todos nós, e essas ações de recuperação de áreas, como córregos e olhos d’água, são um pequeno passo, mas é muito importante. E hoje, estamos aqui com o Secretário de Meio Ambiente da Bahia, tratando dos problemas que a gente tem, como a crise hídrica, a recuperação das bacias e das áreas que margeiam os rios. Isso nos traz um alento, para que a gente possa ter uma melhor condição de qualidade de vida no meio ambiente. Eu sou um otimista, ainda que a gente saiba que é um pequeno passo, mas é um passo a ser dado”, acrescentou.