Vitória oferece orientação profissional para os alunos

Fazer o que gosta de forma planejada
Reprodução/Google

Por entender que a atividade profissional é um dos aspectos mais relevantes da vida do sujeito adulto e um dos principais centros de atenção do estudante que chega ao fim do Ensino Médio, o Colégio Nossa Senhora da Vitória, de Ilhéus, passa a oferecer um Programa de Orientação Profissional personalizado. Conduzido pelo professor e psicólogo Lahiri Lourenço Argollo, o trabalho tem como objetivo auxiliar os jovens no desenvolvimento das habilidades necessárias para uma tomada de decisão futura por meio da ampliação da consciência de seu processo.

Todo o planejamento leva em consideração o acompanhamento do aluno por cerca de oito meses, desde o diagnóstico inicial, com a aplicação e testes reconhecidos pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), passando por sessões intermediárias, nas quais são trabalhados o autoconhecimento e o conhecimento da realidade profissional, até o momento final com a devolutiva, um retorno para cada indivíduo de como está conduzindo o seu processo.

“Na adolescência, surgem os interesses profissionais e a entrada progressiva no mundo adulto, exigindo do jovem um posicionamento frente à sociedade, uma decisão acerca da carreira profissional. Há uma infinidade de caminhos e ele tende a se sentir cobrado. Mas, muitas vezes, seus aspectos maturacionais e de ordem psicológica, inerentes à idade, são ignorados, causando conflitos desnecessários”, destaca Lahiri Argollo, enfatizando ainda fatores como família, identificação, remuneração, relevância social e a própria aptidão do indivíduo.

A Orientação Profissional oferecida é ampla, não se restringindo apenas em auxiliar o aluno a escolher uma profissão. “A nossa intenção é que o estudante tenha melhor conhecimento de si, da própria identidade e subjetividade, para estruturar seu projeto de vida e, consequentemente, a escolha profissional de forma consciente, minimizando fantasias, preconceitos e possíveis decepções”, acrescenta Ana Carolina Melo, diretora do Colégio Vitória.