´Zé Pereira´ toma conta das ruas do Pontal

Uma multidão no Pontal
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A pontualidade foi uma das marcas da festa. Meia-noite em ponto, o desfile começou. As ruas do populoso bairro do Pontal, zona sul de Ilhéus, ficaram tomadas por foliões de todos os cantos da cidade, que foram acompanhar o “Zé Pereira”. Turistas brasileiros e estrangeiros também prestigiaram a festa, que acabou nos primeiros raios de sol deste sábado.

“Este é o verdadeiro carnaval. A festa que permite a manifestação popular, a manutenção da tradição e, sobretudo, a vontade do povo estar na rua de forma espontânea”, destacou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que prestigiou o desfile. O “Zé Pereira” desfila há mais de 35 anos e transformou uma brincadeira da família em uma das maiores manifestações de rua do bairro do Pontal, durante os festejos do momo.

“A gente saía do Clube do Pontal, após os bailes, mas queria continuar a festa do Carnaval. Pegava panelas, colheres de pau, e fazia barulho pelo bairro. A ideia começou a reunir cada vez mais amigos”, conta a diretora Joana Angélica. Ao longo dos anos ela testemunhou o crescimento da festa e a consolidação do bloco como uma das maiores manifestações populares do carnaval de Ilhéus.

Desfile concorrido - Ontem, o bloco retornou para a praça, depois de percorrer pelas ruas Dom Pedro II, contornar a Rua Senhor do Bonfim e seguiu pela passarela do álcool. Atravessou a 13 de maio e para a praça São João Batista, local de concentração. As ruas ficaram lotadas de foliões. Alguns vestidos com a camisa do bloco. Outros, fantasiados. Todos em festa.

O prefeito acompanhou toda a folia acompanhado da primeira-dama, Soane Galvão e das filhas. Recebeu manifestações de carinho e falou da importância da valorização de tradições culturais como o “Zé Pereira”. Este ano, Ilhéus cancelou o Carnaval Oficial, após vivenciar diversos sequestros de recursos dos cofres públicos. O prefeito decidiu então priorizar investimentos na saúde, ato que contou com o apoio popular.

Mesmo assim, sem a festa oficial, diversas agremiações decidiram desfilar na avenida. Um levantamento feito e divulgado pelo Hotel Urbano, uma das principais agências online de viagens do país, revela que Ilhéus está entre as 10 cidades mais buscadas pelos viajantes brasileiros para o período de carnaval. Um outro levantamento, revela que neste período oficial do Carnaval, os hotéis da cidade estão lotados. A cidade é recordista na chegada de ônibus extras vindos de Salvador.