Hotéis lotados por quem foge da folia

Tororomba, um dos hotéis mais procurados
Mauricio Maron

Não é em vão quando dizem que na Bahia é verão o ano inteiro. E festa também. Gostando ou não do Carnaval, grande parte das pessoas não abre mão de uma viagem durante a festa. Nada mais compreensível, já que 2018 está sendo um ano de poucos feriados em dias úteis. Nesse sentido, a procura por destinos para quem quer fugir da folia e descansar, faz de Ilhéus um dos principais destinos turísticos nos próximos dias. Os oito mil leitos dos meios de hospedagem foram quase todos reservados, pois a maioria dos hotéis e pousadas já tem taxa de ocupação média de 90 por cento de reservas. A expectativa do setor é manter a taxa de ocupação durante a segunda quinzena de fevereiro e ultrapassar os 95% durante o feriado de carnaval.

Para conquistar clientes, as instalações hoteleiras fizeram promoções, e, mesmo nos hotéis de luxo, essa foi uma estratégia que obteve sucesso e é agora muito difícil fazer reservas para este mês. A executiva comercial do Cana Brava Resort, Luana Nascimento, disse que o hotel possui 264 apartamentos. Todos ocupados. Ela explica que, diferentemente de outras épocas festivas, os hospedes costumam se programar para viajar mais em cima da hora. “Todo ano é a mesma coisa. A procura maior começa em meados de janeiro para o início de fevereiro e vai até o dia anterior do feriado de carnaval, quando negociam para permanecerem até uma semana depois do feriado”, disse.

Refúgio da agitação – O mesmo percentual vai para o Jardim Atlântico Beach Resort, hotel que possui 129 leitos. Segundo a supervisora de reservas, Tais Costa, os 100 por cento de ocupação garantem aos hóspedes satisfação, comodidade e turismo na “Terra do Chocolate”. Para ela “o carnaval é uma festa bastante tradicional no Brasil, porém, temos visto pessoas fugirem da agitação e escolherem destinos mais tranquilos. Com praias lindas e belezas naturais, os turistas escolhem também esse período do ano para viajar e comprovam que valeu a pena o investimento”, opina a supervisora.

O atendente de reservas, Ricardo Chagas, disse que o Tororomba, um dos mais procurados resorts da cidade, registra a média de 90 por cento dos leitos ocupados. Ele observa que “normalmente, o que os turistas buscam em Ilhéus é a combinação entre sol, praia e tranquilidade, principalmente, os visitantes que vêm de São Paulo, Minas Gerais, Curitiba ou de outros estados do Nordeste. Por outro lado, disse que houve também interesse por parte dos hóspedes pelo carnaval”, reforça.   

Destino turístico – Outros hotéis comprovam que a cidade continua a ser um excelente destino turístico, mesmo com o cancelamento do carnaval oficial. Thiago Barbosa é assistente de reservas do Opaba Praia Hotel. Ele conta que hoje, a taxa de ocupação do hotel beira os 90 por cento com expectativa de fechar a quinzena com 100 por cento. Já o Aldeia da Praia possui 70 por cento de ocupação, segundo a agente de reservas, Ana Pessoa. Localizado no início da BA 001, o Hotel Praia do Sol dispõe de 98 apartamentos e, segundo informou a gerente de reservas, Keiza Matos, o hotel dispõe ainda de 50 por cento dos leitos para acomodações.

A Prefeitura de Ilhéus vai disponibilizar os serviços públicos na Avenida Soares Lopes a fim de garantir uma estrutura mínima para as manifestações populares espontâneas durante o período momesco. Ilhéus está inclusa no Mapa do Turismo Brasileiro e é um destino muito procurado por turistas brasileiros e estrangeiros.