´Os Caretas´ sairá na avenida no domingo

Mascarados e irreverentes na avenida
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Irreverência, alegria e muita diversão. Ingredientes necessários para garantir a passagem de um bloco que, quando não passa desapercebido, é visto com desconfiança. “Os Caretas” desfila mais um ano pela Avenida Soares Lopes. No próximo domingo (11), “o esquenta” acontece a partir do meio dia, no Iate Clube de Ilhéus, local de concentração que contará com a animação de Leonardo Léo e Banda. No local, os organizadores disseram que será servida uma caprichada feijoada para os brincantes que curtirão a folia. A partir às 16 horas, o cortejo sai puxado por uma charanga “chupa catarro” que pretende levar às ruas, tradicionais marchinhas durante o desfile.

“Carnaval é carnaval. Tradição é tradição e Os Caretas são Caretas”. É com este grito que os 150 homens sairão vestidos de “Pierrot”, máscaras, com muita imaginação, promovendo lazer e entretenimento a cada passo da folia. Apesar de reconhecer a importância da festa mais popular do Brasil para uma cidade com vocação turística como Ilhéus, o prefeito, Mário Alexandre, assegurou o apoio durante os festejos, já que o mesmo não realizará o carnaval oficial na cidade.  De acordo com o gestor, será oferecida uma estrutura mínima para garantir a segurança dos foliões no local onde geralmente ocorre os festejos oficiais.

O bloco que na época foi fundado pelo saudoso Martone Café, o eterno presidente (in memorian), e dos vivíssimos Henrique Almeida e Berá Rabat, nasceu com a ideia de ser uma brincadeira entre os amigos, mas acabou atraindo inúmeros adeptos durante os festejos de momo. Os recursos para custear as despesas do bloco são apurados ao longo do ano pelos participantes, tudo para manter o clima de festa e alegria nesta época.