Assentamentos terão sistema de água

Walmir Freitas
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, o Governo da Bahia e o governo federal vai proporcionar a implantação de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água em dois assentamentos rurais no município. A iniciativa vai beneficiar os assentamentos João Amazonas/Fazenda Bonfim e o Bom Gosto de Jerusalém, situados à margem da Rodovia BA-262, no trecho entre Ilhéus e Uruçuca.

Os detalhes do projeto foram discutidos durante reunião ocorrida no Centro Administrativo do Município de Ilhéus, nesta quinta-feira, com a participação dos secretários de Governo, Alisson Mendonça, de Agricultura e Pesca, Walmir Freitas, de Comunicação, Alcides Kruschewsky, e representantes da CERB - Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia.

O Programa Mais Água para Todos foi implantado pelo governo federal, inicialmente no semiárido da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais, onde se concentra o maior número de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. O atendimento a essa população tem sido feito especialmente através de tecnologias como cisternas de consumo, de placas ou de polietileno, à razão de uma por família; sistemas coletivos de abastecimento e barreiros (pequenas barragens); e os kits de irrigação.

Na Bahia, o programa é coordenado pela CERB, com a missão de trazer água de boa qualidade para a população da zona rural. Em Ilhéus, no Assentamento João Amazonas, serão beneficiadas diretamente 66 famílias, e no Bom Gosto de Jerusalém mais 74 famílias. A primeira etapa da será desenvolvida pela assistente social Rita de Cássia Prud'homme. Em seguida, haverá a obra física de construção do sistema.

Por sua vez, o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Walmir Freitas, considera que o Programa Mais Água para Todos pode viabilizar a captação e abastecimento de água para localidades da zona rural, a exemplo de Castelo Novo, Inema, Pimenteira e Banco do Pedro. “Com o apoio da Cerb, vamos desenvolver esses projetos e levar ao governo federal”, acrescentou.