Chat da Notícia

Os juízes de Ilhéus homenagearam a presidente do Tribunal de Justiça. Na foto, os magistrados Alex Venicius Miranda e Sandra Magali Mendonça. Ao fundo, a juíza Marielza Santiago
Clodoaldo Ribeiro

Justiça instala Centro
para mediação de conflitos  

A visita da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, aos municípios de Ilhéus e Itabuna, na segunda-feira, 29, foi marcada por diversos atos. Todos os juízes da Comarca de Ilhéus compareceram ao ato de instalação do Cejusc - Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, no térreo do Fórum Epaminondas Berbert de Castro. O novo serviço realiza mediação e conciliação entre as partes, de modo a evitar a formalização do processo. A juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça vai coordenar as atividades do Cejusc, uma conquista do diretor do fórum, o jovem juiz Alex Venicius Campos Miranda. De saída da presidência do Tribunal, Maria do Socorro, natural de Coaraci, instalou o Cejusc também em Itabuna, onde inaugurou o novo módulo do Fórum, em solenidade com o prefeito Fernando Gomes e o governador Rui Costa. No horário do almoço, sempre bem humorada, a magistrada visitou o Vesúvio Bar e o Instituto Nossa Senhora da Piedade, escola onde estudou.

 

ARTE MUSICAL DO SUL DA BAHIA

Boa iniciativa, essa! Será realizado o Encontro de Compositores do Litoral Sul da Bahia, com o objetivo de dar visibilidade às obras autorais de qualquer gênero musical, inclusive instrumental.  Podem participar autores dos 26 municípios que compõem o Território. E as inscrições são gratuitas, até o dia 19 de fevereiro, exclusivamente pelo site www.encontrolitoralsul.com.br. Os selecionados serão conhecidos no dia 26 de fevereiro, no site, e se apresentarão ao longo de quatro mostras musicais que acontecerão entre março e junho, no Teatro Municipal de Ilhéus.

 

A 1ª TURMA de Odontologia de Ilhéus

A primeira turma de formandos do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus, pioneiro na região Sul e Extremo Sul da Bahia, colou grau no dia 27 de janeiro, em solenidade no Centro de Convenções. Os inéditos 40 novos bacharéis formados pela instituição fizeram a maior festa por essa conquista. A turma foi denominada “Professor Doutor José Modelli”. Presidida pelo diretor Almir Milanesi, a cerimônia contou com a presença do vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Pacheco Soub, que representou o prefeito Mário Alexandre,  patrono da turma; Diretora Acadêmica da Faculdade, Sandra Milanesi; o coordenador do Curso, professor Fábio Silveira; o paraninfo, professor Helder Barreto Valiense; e o secretário Acadêmico da instituição, Paulo César Castro Xavier. O professor Yuri Santos Muniz, foi escolhido Amigo da Turma 2017.2. A mega produção foi da Terceira Via Formaturas e Eventos.


Os Santos & Seus encantos

A professora Manu Pessoa despertou o talento para a pintura e fez o maior sucesso com a exposição de arte naif realizada na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, em janeiro. Ele conferiu uma versão infantil aos santos católicos mais populares, com muitas cores e situações normais para os humanos. Detalhe: agradou demais. Apreciadores e arquitetos indicaram as peças para quartos e ambientes de criança. “Os Santos & Seus encantos prioriza a beleza e a caridade de veneráveis mártires que foram servos de Deus. Apesar dos milagres e mistérios, pelos atos de fé e bondade, foram gente como a gente”, resume Manu. Os interessados podem fazer contato pelo e-mail: nuepessoa@gmail.com.


Movimento 

O prefeito Mário Alexandre cancelou o Carnaval 2018 de Ilhéus, assim como suspendeu o antecipado Ilhéus Folia. Em Salvador, o alcaide anunciou sua decisão em encontro na União das Prefeituras da Bahia, UPB, ao lado do senador Paulo Souto.

O governador Rui Costa disponibilizou cerca de 24 milhões de reais para concluir a obra de construção do Teatro Municipal de Itabuna, que foi paralisada no governo de Jaques Wagner. Quando ficar pronto, o equipamento vai ficar show.

A segunda turma de formandos do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus vai colar grau neste sábado, dia 3, no Centro de Convenções, a partir das 19 horas. O curso mantém uma clínica escola que promove centenas de atendimentos gratuitos ao mês.

valeriodemagalhaes@gmail.com

Para acessar as outras fotos, basta clicar sobre elas