Iemanjá será homenageada nas praias do Marciano e da Maramata

No Malhado, homenagem à orixá
Maurício Maron

A festa em homenagem ao orixá Iemanjá, considerada uma das mais importantes manifestações culturais de Ilhéus, acontece nesta sexta-feira (2), a partir das 16 horas, com cortejo marítimo nas praias do Marciano, litorânea norte, bairro do Malhado, e na sede da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), bairro Nova Brasília, área sul. Além do aspecto religioso, os festejos também integram o calendário turístico da cidade e contam com o apoio da secretaria municipal de Turismo e Esporte (Setur).

De acordo com a programação, no bairro do Malhado, a alvorada está programada para as 5 horas da manhã para reverenciar a rainha do mar e padroeira dos pescadores. Às 14 horas acontecerá a saída da procissão do Terreiro Sutão das Matas com a imagem de Iemanjá. Em seguida será feita a entrega de oferendas com procissão marítima realizada por pescadores da Colônia Z-34 e, em seguida, ocorre a festa de largo.

Já no bairro Nova Brasília os festejos acontecem a partir das 9 da manhã, com saudação e cânticos em louvação aos orixás. Em seguida está prevista a apresentação de samba de roda com o grupo Samba de Treita e, às 16 horas, haverá a saída do cortejo com os balaios para o alto mar. O encerramento da festa será às 18 horas.