Saúde realizou 45.270 atendimentos médicos em 2017

Elizângela Oliveira
Secom/Clodoaldo Ribeiro

De janeiro a novembro do ano passado, a secretaria de Saúde (SESAU) de Ilhéus realizou 45.270 atendimentos médicos incluindo as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e as unidades básicas de saúde, em todo o município. O levantamento sobre a produção da atenção básica foi feito com base em informações registradas no Ministério da Saúde (E-SUS AB) e apresentado pela secretária Elizângela Oliveira ao prefeito Mário Alexandre e aos vereadores da cidade.

As autoridades municipais discutem estratégias para ampliar a cobertura da atenção básica para cerca de 50 por cento, ainda este ano, a partir de medidas adotadas pelo prefeito Mário Alexandre. Entre elas, a contratação de mais 12 médicos e outros profissionais da área de saúde, reforma e reabertura de unidades básicas de saúde na cidade e no interior, e a assinatura de convênios com o governo do Estado no sentido de garantir mais suporte, em termos de pessoal e de equipamentos, na rede de atenção básica.

Para o prefeito de Ilhéus, há uma perspectiva otimista para o setor este ano. “Nosso governo vai se empenhar de todas as formas para dar mais qualidade e volume no atendimento à população, fortalecer os serviços de saúde, também de média e alta complexidade, e transformar a realidade que vivemos. Para isso, é indispensável a participação de toda a equipe e o apoio fundamental do governador Rui Costa”, acrescentou.

De acordo com o levantamento feito secretaria municipal de Saúde, em 2017, os profissionais de enfermagem realizaram 43.729 atendimentos, os técnicos em enfermagem, 302.969 procedimentos, enquanto outros profissionais de saúde de nível superior prestaram 1.103 atendimentos. Além disso, milhares de procedimentos ambulatoriais foram disponibilizados à população, a exemplo de exames de biópsia (99), análises e processamento de sangue (607.637), exames de imagem (57.743), tratamento oftalmológico (16.893), atendimento fisioterapêutico (62.257), tratamentos oncológicos (3.339), tratamentos ortopédicos (10.812), hemodiálise (20.777), entre outros.