Economia
Agerba cita Ilhéus entre os principais destinos para o carnaval
Praias quase desertas

Crédito: Mauricio Maron

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba) estima que 109 mil pessoas saiam de Salvador utilizando-se do terminal rodoviário, durante o carnaval. Serão 360 horários extras. E segundo o órgão estadual, Ilhéus está entre os destinos mais procurados pelos viajantes. Em geral, a opção em deixar Salvador durante o período da festa momesca atende à vontade de buscar locais mais calmos e mais aprazíveis.

Com cerca de 90 quilômetros de faixa litorânea, Ilhéus atrai, neste período da estação, um público interessado em descansar e repor as energias para o restante do ano. Praias como Milionários e, em especial do norte, onde é grande o número de casas de veraneio, são bem frequentadas no período.

O site Guias Viagem Brasil aponta para uma variedade de opções no litoral ilheense. “Existem aquelas ideais para surfistas, para praticantes de esportes náuticos, aquelas selvagens afastadas do centro, aquelas urbanizadas com muitas barracas, aquelas extensas perfeitas para caminhadas, aquelas menores ideais para banhos, aquelas rodeadas de coqueiros e recifes e também aquelas que descortinam vistas agradáveis. Dentre a infinidade de opções fica até difícil escolher qual visitar, porém vale visitar o máximo de praias que o tempo livre permitir”, assegura a página.

Veja quais as mais citadas pelo site. E escolha a sua também.

PRAIA DOS MILIONÁRIOS

O nome se relaciona com o passado, onde as mansões tomavam toda a orla. De areia fina e clara e águas calmas, o local é ponto de visitação de banhistas e boêmios que passam o dia nas barracas comendo quitutes, tomando cerveja gelada e apreciando a vista panorâmica. Fica situada a 7 km do centro.

CURURUPE

Esta praia mais afastada, a 12 km do centro, é ideal para praticantes de surf e caiaque por ter ondas fortes.

BACK DOOR

Situada no distrito do Olivença, esta praia é uma das mais paradisíacas e selvagens com ondas fortes e areia grossa rodeada por rochas. Nesta mesma praia acontecem campeonatos de surf de tempos em tempos. Se não é surfista vá na maré baixa para aproveitar as piscinas naturais.

BATUBA

É uma das melhores praias no quesito beleza, porém não é indicada para banho devido às ondas fortes, já os surfistas fazem a festa com ondas de dois metros de altura. Mesmo para os não surfistas, vale a visita pela paisagem de recifes e coqueirais, além dos bares famosos do distrito de Olivença.

CAI N´ÁGUA

Em Olivença, esta praia é frequentada pelos moradores que levam crianças para curtir as águas calmas na maré baixa. Alguns pontos mais afastados recebem surfistas. Fica a 20 km do centro.

PRAIA DO JARI

As águas calmas e o cenário deserto é perfeito para turistas que buscam sossego. Apesar de tranquila, as areias douradas abrigam algumas barracas para alimentação.

CANABRAVA

Em Olivença se destaca a praia Canabrava com baixa infraestrutura de barracas, coqueiros imensos que enfeitam a orla, recifes coloridos e ondas fracas.

ACUÍPE

Esta praia se sobressai dentre as outras por uma diferença: contrasta coqueiros, águas tranquilas, areia fofa com vegetação de restinga. Fica próxima às fazendas de cacau, a 23 km do centro.

PRAIA DO MARCIANO

Mais urbanizada, a praia conta com calçadão para caminhadas e área de lazer. Surfistas frequentam essa praia que abriga boas ondas. Fica a apenas 4 km do centro.

SÃO MIGUEL

Esta praia contempla uma vila de pescadores, que nada impede a visitação e o aproveitamento nas sombras dos coqueirais e banhos no mar calmo. Fica a 5 km do centro.

PRAIA DO NORTE

Extensa, essa praia tem quase 50 km de área encoberta por areia, coqueiros e mata Atlântica. É ideal para caminhadas, ciclismo, banhos, pesca e surf. Situada a 6 km do centro.

PRAIA DA AVENIDA

Como o nome já diz, fica na movimentada Avenida Soares Lopes. Banhistas e esportistas frequentam a praia para usufruir das quadras esportivas, ciclovias, concha acústica, centro de convenções e até um divertido circo cultural.

PRAIA DO CRISTO

Leva este nome por trazer uma imagem do Cristo Redentor, réplica da que está no Rio de Janeiro, só que muito menor. Frequentam esta praia prioritariamente praticantes de esportes náuticos.

PRAIA DA CONCHA

Com águas tranquilas para banhos fica na base do morro do Pernambuco, da onde se vê a Baía do Pontal, a Avenida e o Centro Histórico. Tem apenas cem metros de extensão.

PRAIA DO SUL

Esta praia é a mais indicada para quem busca infraestrutura, pois possui incontáveis barracas por toda a orla. A paisagem contempla coqueirais, recifes perfeitos para praticantes de mergulho e ondas fortes para surfistas.



Praias quase desertas

Crédito: Mauricio Maron

 
Mais Notícias
   26/9/2018 - Temporada de cruzeiros marítimos trará mais de 240 mil turistas à Bahia
   19/9/2018 - Sebrae paga 70 por cento de serviços como criação de marca
   17/9/2018 - Produtor baiano apresenta o nibs de cacau cabruca em evento na Itália
   4/9/2018 - II Feira do Mel de Ilhéus acontece até o dia 8
   3/9/2018 - Expansão da Bahiagás é vetor de desenvolvimento econômico em Ilhéus
   17/8/2018 - Palestra vai orientar empresários sobre eSocial em Itabuna
   17/8/2018 - Sebrae abre edital para fornecedores de consultoria e instrução empresarial
   14/8/2018 - Sul da Bahia é contemplada com Plano de Desenvolvimento Regional
   13/8/2018 - Governo baiano a um passo de licitar Porto Sul e Fiol
   26/7/2018 - Dia do Produtor comemora novas perspectivas para o cacau sulbaiano
   23/7/2018 - Chocolat Bahia atrai 65 mil visitantes e movimenta 15 milhões em negócios
   23/7/2018 - Fábrica desmente rumores de fechamento em Ilhéus
   20/7/2018 - Agricultura familiar é destaque no Festival Internacional do Chocolate e Cacau
   20/7/2018 - Marão destaca importância econômica do Festival do Chocolate
   19/7/2018 - Festival consolida Ilhéus na rota dos melhores chocolates do mundo
   19/7/2018 - Festival do Chocolate e Cacau amplia oportunidades de negócios
   17/7/2018 - Rota do chocolate fortalece turismo e negócios
   17/7/2018 - Safra baiana cresce e produção de grãos bate recorde em 2018
   16/7/2018 - Sul da Bahia se consolida como Capital dos Chocolates Finos
   15/7/2018 - Biofábrica de Cacau produz clones de cacaueiros com alta produtividade



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout